Na foto, Michel Lent (sócio e CEO da unidade Studio)
A transformação Digital é a grande questão em qualquer indústria. Todas as pessoas que não nasceram prontas para o digital já estão passando ou precisarão passar por um processo de adaptação para o digital para sobreviver. O mesmo ocorre com as empresas. A economia digital transformou o modo como organizações precisam se posicionar, as barreiras de entrada nunca foram tão baixas e a velocidade com a qual se precisa mudar apenas aumenta.
Visando acelerar a transformação estrutural de organizações, o TEMPLO.cc apresenta ao mercado sua nova estrutura corporativa. Nascida em 2012 como um dos primeiros espaços de coworking no Brasil, a companhia adquiriu enorme experiência nos últimos anos através do acolhimento e apoio na criação e crescimento de quase 2 mil empreendedores e empresas, através de suas iniciativas, o que legitima agora seu reposicionamento como uma rede de inovação. Sempre com foco em apoiar a gestão da mudança, a empresa traz quatro novas linhas de negócio que ajudam, de forma inovadora que pessoas e organizações usem a seu favor os impactos da transformação digital e cultural deste século.
O Templo Consultoria é o braço responsável por inovação em negócios e cultura, enquanto o Templo Studio é especializado em design de experiência, pensando em shop, eventos e ações de marca. As duas ramificações do grupo já estavam em atuação. O Templo Educação foi criado com foco em treinamento corporativo, mentorias executivas, team building, bootcamps imersivos, tudo trazendo a abordagem prática, baseada em desafios reais. Já o Templo Ventures, seu laboratório de startups, cria negócios para corporações sob medida.
“Enxergamos no mercado a oportunidade de entregar uma solução completa de transformação e gestão da mudança para os clientes. Oferecemos desde a consultoria de negócios e cultura à implementação das inovações e do design de experiências, aplicados aos processos corporativos”, resume Herman Bessler, CEO e fundador do grupo.
Além de Herman Bessler (fundador e CEO), o TEMPLO.cc conta com a liderança de Michel Lent (na foto, sócio e CEO da unidade Studio), Clelio de Paula (CXO do Studio), Julia Bessler (CEO da Consultoria), Gustavo Joppert e Caio Almendra (ambos sócios do TEMPLO.cc). Alguns dos principais clientes do grupo são Mongeral Aegon, C&A, Souza Cruz, Arezzo&Co, Dengo, BRMalls, Stone, CNSeg e Pinheiro Neto Advogados. Com o apoio do TEMPLO.cc, estas e outras empresas vêm construindo sua visão de futuro, modelando novos negócios e entrando em processos estruturados de transformação digital e cultural.
“Nosso modelo atua em formato de rede de inovação. Conectamos nossos executivos seniores com profissionais especializados, de acordo com a necessidade de cada projeto, mobilizando e articulando ecossistemas criativos para uma entrega qualificada de forma customizada”, complementa Julia Bessler.
Com a adição dos novos braços, o TEMPLO.cc chega a um núcleo fixo de 40 funcionários. Com um faturamento de 5 milhões em 2018, projeta que os novos negócios impactem sua operação, proporcionando crescimento projetado de mais de 100% em 2019.
"Acreditamos que o melhor modelo para oferecer serviços de design de negócios para as marcas é com um time de liderança experiente e com profissionais especializados. Dentro do TEMPLO.cc queremos ajudar marcas a se posicionarem para o futuro que já chegou, visando a construção da melhor experiência e serviços para seus consumidores”, afirma Michel Lent.
À atuação empresarial do grupo, soma-se a parceria com a gestão pública. Com o RJ Criativo (ex Rio Criativo), o maior programa de incentivo à economia criativa do Estado do Rio, o TEMPLO.cc opera a incubadora e a escola, realizando maratonas e caravanas de capacitação que funcionam como centros de inovação para fortalecer empreendimentos no Rio de Janeiro. No atual ciclo, o TEMPLO.cc já capacitou cerca de 4.500 empreendedores em 13 municípios. “Misturamos nossa vivência dentro do mundo das startups com conhecimentos sólidos em consultoria de negócios trazendo agilidade, transformação e inovação acionável tanto para o setor público quanto para o privado”, diz Bessler.
“Com essas operações, conseguimos ir além das grandes consultorias e não apenas apresentar um business plan, mas atuar no design das experiências, produtos e serviços, educando profissionais e criando novos negócios, produtos e serviços relevantes”, explica Lent.