Logo Logo Logo Logo Logo

ABB e a ONU

Equidade de gênero é um dos principais objetivos da companhia até 2030

Divulgação

“Na ABB, nós vemos a diversidade como uma força central. A diversidade de gênero é um objetivo-chave de nossa estratégia de pessoas e de sustentabilidade, e nosso objetivo é aumentar o número de mulheres em cargos de gerência sênior, bem como os jovens talentos femininos”, explica Björn Rosengren, CEO da ABB.

A ABB se comprometeu com mais um passo importante no caminho para fortalecer a diversidade de gênero como parte de sua Estratégia Global de Diversidade e Inclusão 2030. A empresa adotou recentemente os Princípios de Empoderamento das Mulheres das Nações Unidas (ONU), a fim de promover a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Estabelecidos pelo Pacto Global e pela ONU Mulheres, e em linha com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os princípios foram estabelecidos para oferecer práticas empresariais numa abordagem multistakeholder que capacitam as mulheres.

Na ABB, nós vemos a diversidade como uma força central. A diversidade de gênero é um objetivo-chave de nossa estratégia de pessoas e de sustentabilidade, e nosso objetivo é aumentar o número de mulheres em cargos de gerência sênior, bem como os jovens talentos femininos”, explica Björn Rosengren, CEO da ABB.

Parabenizamos a ABB por dar o primeiro passo na sua jornada dos Princípios de Empoderamento das Mulheres”, diz Sima Bahous, Subsecretária Geral da Organização das Nações Unidas e Diretora Executiva da ONU Mulheres. “Consideramos a ABB um parceiro-chave na redução das disparidades de gênero no local de trabalho, no mercado e na comunidade e no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, complementa.

A igualdade de gênero é um dos principais objetivos da Estratégia Global de Diversidade e Inclusão 2030 da ABB, por meio da qual a empresa planeja atrair a melhor equipe de talentos em sua indústria e garantir as mesmas oportunidades de desenvolvimento e carreira para todos. Como parte disso, a ABB quer dobrar a proporção de mulheres em cargos de alta direção em todo o mundo até 2030 para 25%. Em 2021, a ABB aumentou o número de mulheres Gerentes Seniores para 16,3%, contra 13,5% em 2020.

Outro marco recente nos esforços da ABB para promover uma cultura ainda mais diversificada e inclusiva foi a introdução bem-sucedida de um novo programa mundial de licença parental neutro em termos de gênero, concedendo a todos os funcionários 12 semanas de licença remunerada para cuidadores primários e quatro semanas para cuidadores secundários.

Como parte do compromisso da ABB em promover o progresso social, a diversidade e a inclusão, a companhia está fazendo parcerias com um grande número de organizações internacionais – como a organização global sem fins lucrativos Catalyst, Stonewall, Society of Women Engineers e o Fórum Econômico Mundial. Além disso, desde 2021, a ABB é parceira global oficial do programa FIA Girls on Track, que oferece a meninas de 8-18 anos a oportunidade de aprender sobre o mundo do Automobilismo com o objetivo de ampliar a participação feminina no setor – tanto na pista como fora dela. A ABB também contribui para o progresso social através de iniciativas de construção comunitária, com foco na educação, diversidade e inclusão e cuidados na comunidade.  

Para garantir que a sustentabilidade seja levada tão a sério quanto outras metas de desempenho, a ABB vem integrando os KPIs de sustentabilidade ao seu planejamento de gestão de desempenho, e as empresas estão reportando esses KPIs ao mesmo tempo que os KPIs financeiros. Os KPIs de sustentabilidade agora também fazem parte dos incentivos da alta administração e uma seleção está incluída nos relatórios financeiros trimestrais da ABB.