Logo Logo Logo Logo Logo

Realidade ou ficção?

GTA e Greenpeace se unem e alteram o cenário do jogo, a fim de alertar as pessoas sobre os riscos do agravamento da crise climática. A iniciativa, criada pela agência VMLY&R, apresenta os impactos reais da crise, como alagamentos e poluição do ar

Divulgação

O mapa alterado “Los Santos +3ºC” apresenta um cenário onde as pessoas sofrem com as consequências da crise – alagamentos, reservatórios secos, poluição atmosférica, além de uma drástica diminuição da fauna e da flora.

Com o propósito de alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática e conscientizar as pessoas a respeito da urgência na adoção de medidas preventivas nas cidades, o Greenpeace Brasil se uniu ao jogo Grand Theft Auto (GTA) para modificar o cenário do game, mostrando os reais impactos da crise.

O mapa alterado “Los Santos +3ºC” apresenta um cenário onde as pessoas sofrem com as consequências da crise – alagamentos, reservatórios secos, poluição atmosférica, além de uma drástica diminuição da fauna e da flora. As personagens, inclusive, são obrigadas a usar máscaras, o que faz com que se cansem mais rápido. Elas também têm missões exclusivas, como resgatar refugiados climáticos e transportar água potável.

Com esta versão do jogo, queremos conscientizar os jovens de que é em um mundo como esse que viveremos caso nossos governantes não tomem as providências necessárias com urgência. Por isso, precisamos pressionar para que os estados brasileiros decretem emergência climática e que tragam soluções em constante diálogo com a sociedade civil”, afirma Rodrigo Jesus, porta-voz do Greenpeace Brasil.

A iniciativa, criada pela agência VMLY&R, com apoio técnico do Greenpeace Brasil, conta ainda com uma página que reúne diversas informações a respeito da crise ambiental, e permite aos usuários doarem para a causa e assinarem o novo abaixo-assinado da organização, que pretende pressionar os Governadores Estaduais a decretarem situação de emergência climática. Uma programação de transmissões ao vivo, realizada em parceria com streamers, também se encontra disponível na página da ação.