Logo Logo Logo Logo Logo

RD Station firma compromisso 30/23

Empresa focada em desenvolvimento de softwares para PMEs estabelece meta para chegar a 30% de mulheres na área de Engenharia até março de 2023. Segundo Gabriela Baptista (foto), Head de Diversidade e Inclusão da RD Station, a iniciativa é uma oportunidade de se olhar intencionalmente para a Diversidade

Divulgação

“A alta demanda por profissionais em tecnologia no mercado faz com que muitas empresas se movimentem para formar pessoas na área. Porém, a representatividade de mulheres no setor ainda é baixa, e a maioria das profissionais estão em transição e/ou início de carreira, por isso a importância de iniciativas que acelerem o desenvolvimento dessas devs, como o ‘Hello, World!’ É uma oportunidade de olhar para a diversidade”, explica Gabriela Baptista, Head de Diversidade e Inclusão na RD Station.

A RD Station, empresa de tecnologia líder no desenvolvimento de softwares voltados para o crescimento de PMEs, anuncia um compromisso público para a participação feminina em sua área de Engenharia chegar a 30%. Atualmente, a empresa possui 750 colaboradores, sendo que 48% são mulheres. Na área de Engenharia, entretanto, as mulheres são 24% da equipe.

Este número vem crescendo ano a ano, partindo de apenas 4% em 2018, quando a empresa decidiu ter um olhar mais intencional sobre o tema, chegando a 17% em 2020 e atingindo 24% no final de 2021.Contudo, a RD Station pretende promover um equilíbrio em todas as suas áreas internas e iniciará o projeto trazendo mais mulheres para a área de Engenharia, responsável pelo desenvolvimento dos softwares RD Station Marketing e RD Station CRM.

Entre as estratégias definidas para cumprir com a iniciativa, estão:

- Implementação do programa “Hello, World!” (“Olá, Mundo!”), focado na aceleração e capacitação de mulheres desenvolvedoras no início da carreira. Serão de 4 a 10 vagas por semestre.

- Aproximação e parcerias com instituições que desenvolvem mulheres programadoras, começando com a Technovation e ampliando para outras no decorrer do ano.

- Abertura de vagas específicas para mulheres dentro da área de Engenharia em todos os níveis hierárquicos. As primeiras já estão abertas – Engenharia de Software (Backend) e Coordenadora de Engenharia de Software.  

A alta demanda por profissionais em tecnologia no mercado faz com que muitas empresas se movimentem para formar pessoas na área. Porém, a representatividade de mulheres no setor ainda é baixa, e a maioria das profissionais estão em transição e/ou início de carreira, por isso a importância de iniciativas que acelerem o desenvolvimento dessas devs, como o ‘Hello, World!’ É uma oportunidade de olhar para a diversidade”, explica Gabriela Baptista, Head de Diversidade e Inclusão na RD Station.

No “Hello, World!”, as profissionais selecionadas terão, ao longo de seis meses, acesso a mentorias e cursos para aperfeiçoamento técnico e início da jornada em desenvolvimento de software. Além disso, vão conduzir um projeto junto com a liderança da área e terão encontros para aprimoramento de soft skills, como inteligência emocional, comunicação adaptativa, autogestão e carreira, baseados nos programas e temas que já existem para RDoers.

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a participação das mulheres no mercado de Tecnologia cresceu 60% nos últimos cinco anos. Apesar disso, há um longo caminho a ser percorrido para a inclusão das profissionais nesse setor.

Fomos de 17% de mulheres em dezembro de 2020 para 24% em dezembro de 2021, mas queremos ir além. Pensando em longo prazo e na escassez de profissionais na área de Engenharia, estamos investindo na formação dessas colaboradoras para prepará-las para competir com profissionais sênior e contribuir com a representatividade feminina. Nosso objetivo é atrair mais mulheres para a área de Tecnologia e posicionar a RD como uma das melhores empresas para elas trabalharem”, complementa Gabriela.

A RD Station foi considerada a terceira melhor empresa para mulheres trabalharem no GPTW 2021.

De modo geral, durante todo o ano, a RD Station irá concentrar esforços em programas de formação de qualidade focados em Diversidade como um todo, além do trabalho para conscientização e educação do time e recrutamento inclusivo. “A RD acredita que o talento e alinhamento cultural estão acima da experiência profissional. Consideramos que o conhecimento compartilhado é fundamental para a construção de um time com diferentes vivências e níveis de conhecimento, reforçando o que a empresa valoriza enquanto cultura”, afirma Anderson Nielson, Diretor de Talentos na RD Station