Divulgação
“Estou entusiasmada com essa nova fase e tenho certeza que as parcerias e relacionamentos que cultivei ao longo desses anos trarão a possibilidade de desenvolver muitos frutos de grande impacto e relevância para o nosso mercado e produtos afins. A minha atuação em diferentes pontas da cadeia do café trouxe uma visão ampla das enormes oportunidades presentes nesse setor”, analisa Mariana Proença.
Mariana Proença anunciou sua saída oficial da Café Editora após 16 anos, onde ocupava a cadeira de Diretora de Conteúdo. Com uma carreira dedicada ao mercado de café, a jornalista é uma das maiores especialistas no setor e se dedicará a novos projetos, curadoria de conteúdo e palestras em eventos no Brasil e no mundo sobre mercado, tendências de consumo, empreendedorismo, origem e inovação no café.
Durante o extenso período como diretora da Café Editora, Mariana Proença esteve à frente de projetos e conteúdos premiados e reconhecidos pelo mercado, como Revista Espresso, Semana Internacional do Café (SIC), CaféPoint, a edição de títulos pioneiros como Guia do Barista: da Origem do Café ao Espresso Perfeito (Edgard Bressani), Guia de Cafeterias do Brasil, e de concursos de relevância como Coffee of The Year Brasil e Espresso Design, além de projetos especiais e customizados na área editorial.
“Estou entusiasmada com essa nova fase e tenho certeza que as parcerias e relacionamentos que cultivei ao longo desses anos trarão a possibilidade de desenvolver muitos frutos de grande impacto e relevância para o nosso mercado e produtos afins. A minha atuação em diferentes pontas da cadeia do café trouxe uma visão ampla das enormes oportunidades presentes nesse setor”, analisa Mariana.
A especialista em café tem uma ampla trajetória no setor e desenvolve, desde a primeira edição, a curadoria da maior feira de cafés especiais do País e uma das cinco do mundo, a Semana Internacional do Café (SIC), e as dezenas de eventos simultâneos nacionais e internacionais, além de ser uma das idealizadoras do Prêmio Coffee of The Year e do Encontro da Aliança das Mulheres do Café (IWCA Brasil). Os mais recentes projetos foram a curadoria do São Paulo Coffee Festival, versão brasileira do evento que já é realizado em nove cidades pelo mundo e teve sua primeira edição em 2020 e o São Paulo Coffee Festival Em Casa, no qual foi apresentadora, e foi responsável pela coordenação dos 30 episódios da Websérie “A História do Café Especial - O Olhar da BSCA” em celebração aos 30 anos da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).