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Um brinde à preservação das águas

Grupo Heineken retornará em 1,5 o volume de água produzido nas cervejarias em regiões de estresse hídrico. Segundo Ornella Vilardo (foto), Gerente de Sustentabilidade do Grupo, a empresa tem o compromisso de proteger as bacias hidrográficas, uma vez que a água é o principal insumo utilizado na produção de cervejas

Divulgação

“Somos uma companhia que tem como principal insumo para produção a água, por isso temos o compromisso de estabelecer programas com foco na proteção das bacias hidrográficas e na otimização do uso da água”, comenta Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

Tendo como princípio a sua responsabilidade de cuidar, otimizar e ganhar eficiência no uso da água – principal matéria-prima do processo produtivo de cerveja – o Grupo Heineken estabeleceu a meta de retornar ao meio ambiente 1,5 do volume de água utilizado em suas cervejarias de Itu (SP) e Pacatuba (CE) – ambas regiões em situação de estresse hídrico – até 2030.

Somos uma companhia que tem como principal insumo para produção a água, por isso temos o compromisso de estabelecer programas com foco na proteção das bacias hidrográficas e na otimização do uso da água”, comenta Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken. “Em 2021, realizamos um diagnóstico na região de Pacatuba para viabilizar um projeto de seis anos com a Fundación Avina, organização latino-americana que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável em aliança com múltiplos stakeholders e que será fundamental no atingimento de nossas metas. No curto prazo, investiremos aproximadamente R$ 2,4 milhões na região cearense para chegar ao final de 2023 já retornando cerca de 30% da meta estabelecida para 2030”, complementa a executiva.

Até 2023, serão implementados sistemas agroflorestais, sistemas de saneamento básico residencial, entre outras soluções socioambientais na região, e a companhia também investirá no suporte técnico e treinamento para a comunidade local para utilização dessas ferramentas de maneira eficiente. Para mensurar e acompanhar os indicadores do projeto, a companhia desenvolverá um aplicativo acessível para a população, no qual estarão concentrados dados de gestão atualizados e os usuários poderão acessar informações dos treinamentos e capacitações.

Na região de Itu, o Grupo Heineken possui uma sólida parceria com a SOS Mata Atlântica desde 2008, onde também existe o CEF – Centro de Experimentos Florestais, que atua com ações para educação ambiental com a comunidade local, pesquisas periódicas e capacitação técnica para professores de todo o Brasil. No local, já foram plantadas mais de 720 mil árvores em 386 hectares de terra, o que já permitiu um benefício hídrico de 79.000m³.