Logo Logo Logo Logo Logo

Itaú na trilha do Jornalismo

Atento às transformações que ocorrem no mundo, banco decide ampliar os investimentos em conteúdo, e para isso, escolhe o Jornalismo como caminho. E para liderar o projeto, o Itaú escolheu Leandro Modé (foto), atual Superintendente de Comunicação, para assumir como CEO do Canal de Inteligência Financeira da instituição

Divulgação

“Neste momento, estou fazendo uma transição para deixar a Comunicação Corporativa, aumentando a minha dedicação à Inteligência Financeira. Já havia, inclusive, deixado minhas atribuições em Relações Governamentais. Sou agora o CEO da Inteligência Financeira e líder da agenda de conteúdo editorial do banco”, disse Leandro Modé.

Desde outubro do ano passado, o Itaú vem dando os primeiros passos para estruturar uma nova área de Negócios, quando lançou, em parceria com o Grupo Globo (Editora Globo e TV Globo), o portal “Inteligência Financeira”, atento às transformações que estão ocorrendo no mundo, impactadas pela forte presença de conteúdo. No caso, conteúdo editorial, com influência direta dos conceitos e ferramentas do Jornalismo. O novo negócio nasce com a prerrogativa de independência em relação ao banco, além de ser autossustentável.

Pegando carona nesse primeiro negócio, que vem apresentando mostras significativas – 500 mil visitantes únicos na média mensal, entre dezembro e fevereiro – o Itaú começou a gestar uma agenda complementar de conteúdo editorial, e para liderar o projeto, convidou seu Superintendente de Comunicação, Leandro Modé.

O executivo ingressou na empresa há quatro anos, vindo de quase cinco anos de atuação como Diretor Executivo na FSB. Ele também soma experiências de 17 anos em redações de grandes veículos, como Estadão, UOL, Forbes, Bloomberg, Foco Economia e Negócios e Rádio Eldorado.

Cheguei originalmente no Itaú para cuidar de Comunicação Corporativa como Superintendente, o que equivale ao Head da área. Há três anos, passei a cuidar também de Relações Governamentais. Durante cerca de um ano e meio, antes de estourar a pandemia, minha rotina de trabalho incluía passar dois dias por semana em Brasília com a agenda dessa área que assumi”, contou Modé, em entrevista ao portal Jornalistas & Companhia.

Ao aceitar o novo desafio, que exigirá dedicação integração, o executivo deixará progressivamente suas atuais funções de PR para responder como CEO do Canal de Inteligência Financeira da instituição. Ele, inclusive, já havia deixado as atribuições que mantinha na área de Relações Governamentais há algumas semanas.  

Neste momento, estou fazendo uma transição para deixar a Comunicação Corporativa, aumentando a minha dedicação à Inteligência Financeira. Já havia, inclusive, deixado minhas atribuições em Relações Governamentais. Sou agora o CEO da Inteligência Financeira e líder da agenda de conteúdo editorial do banco”, disse Leandro Modé.

A decisão do Itaú de apostar em conteúdo editorial e nomear para liderar a missão um jornalista com vasta experiência em redação, e que já acumula quatro anos de amplo conhecimento acerca do banco, nos mais variados campos em que atua, é uma novidade inegável nas oportunidades diferenciadas que se abrem para os profissionais de Jornalismo, uma vez que, nas últimas décadas, a atividade tem sofrido com crises, cortes, falta de investimentos e queda na qualidade e amplitude editorial.