Ayrton Senna/ Marcio Schimming
A iniciativa apoiará educadores e gestores na promoção da educação integral, por meio de soluções voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, gerando um vínculo importante entre aprendizado e bem-estar.
A Ultracargo, empresa brasileira independente de armazenagem de granéis líquidos, agora é parceira do Instituto Ayrton Senna no programa “Diálogos Socioemocionais”. Implantado em parceria com a cidade de São Luís, no Maranhão, onde a empresa opera um terminal privado no Porto do Itaqui, a iniciativa atenderá as escolas da rede municipal de ensino.
Este ano o programa contemplará 25% das escolas que oferecem do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 7 mil alunos matriculados e 164 profissionais formados em 21 unidades municipais.
A iniciativa apoiará educadores e gestores na promoção da educação integral, por meio de soluções voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes, gerando um vínculo importante entre aprendizado e bem-estar – critérios fundamentais para evitar a evasão escolar e apoiar a formação integral dos estudantes.
Na rede de São Luís, o conhecimento, a identificação e o desenvolvimento das competências socioemocionais ocorrerão de forma integrada às aulas de componentes curriculares que focam especificamente o conhecimento cognitivo, como História, Geografia, Língua Portuguesa e Matemática. Dessa forma, o professor é desafiado a planejar atividades de aula focando tanto as competências vinculadas à sua disciplina, quanto às socioemocionais – junção imprescindível para uma formação integral.
“Adotamos a educação como bandeira social, pois acreditamos que é a peça-chave para formar cidadãos comprometidos com o seu autodesenvolvimento e com o desenvolvimento de suas comunidades e do país como um todo”, afirma Décio Amaral, Presidente da Ultracargo. “Nosso compromisso com o futuro é agora, e encontramos no Instituto Ayrton Senna um parceiro capaz de, por meio de suas pesquisas e estudos, identificar com clareza as necessidades de alunos, professores e escolas para traçar trajetórias mais adequadas para uma aprendizagem efetiva”, complementa.
“Diversos estudos mostram que ter competências socioemocionais desenvolvidas traz importantes ganhos de aprendizagem, e são também essenciais para estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Por isso, desenvolvê-las pode ser uma importante alavanca para reduzir as dificuldades de aprendizagem potencializadas com o fechamento das escolas na pandemia. Com a parceria com a rede São Luís, e o apoio da Ultracargo, poderemos promover a educação integral, considerando aspectos cognitivos e socioemocionais. Falar de competências socioemocionais é possibilitar o desenvolvimento pleno de crianças e jovens e reduzir as desigualdades nesta e nas próximas gerações”, afirma Roberto Campos de Lima, Vice-Presidente de Expansão e Relações Institucionais do Instituto Ayrton Senna.