Hoje, no Brasil, estima-se que existam perto de dois milhões de autistas. Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas
O mês de abril foi Estabelecido pela Organização das Nações Unidas como o período reservado para o debate e conscientização da sociedade em torno do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele foi caracterizado pela cor azul, daí o rótulo de Abril Azul e, como tal, é reconhecido no mundo todo. O dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Brasil não existe uma estatística precisa sobre o número de indivíduos portadores de autismo; O que há, é uma estimativa com base em cálculos do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, que afirma existir hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Desse modo, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de dois milhões de autistas.
Para abrir essa jornada azul dentro do mês de abril, acontece nesta quinta-feira (31/3), um debate online promovido pela Associação Sabesp, denominada Live da Inclusão e que comemora, simultaneamente, o Dia Internacional da Síndrome de Dow (21/3) e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2/4). O encontro, que tem a coordenação e mediação da jornalista Maria Lúcia Andrade, traz como convidados Luana Rolin, fisioterapeuta e vereadora da cidade de Santo Angelo (RS), a primeira mulher no País, com Síndrome de Dow, a ocupar este cargo público; e o médico Kalil Duallib, professor de psiquiatria da Universidade de Santo Amaro, presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina. O encontro é aberto ao público e acontece nesta quinta-feira, 31 de março, a partir das 15 horas, neste link.
Outro evento ligado ao “Abril Azul” acontece em Campinas (SP), no próximo dia 20 de abril, a partir das 19 horas, no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas, e vai debater o tema Autismo na Mídia – informação e conhecimento como forma de inclusão. O evento será conduzido pelo jornalista e apresentador Marcelo Tas, e contará com a participação de Júlia Sargi, psicóloga analista do comportamento e diretora técnica do Grupo Conduzir; Flávia Poppe, fundadora do Instituto JNG, e Willian Chimura, professor, cientista, programador, youtuber e mentor da Academia do Autismo. A participação é gratuita, e as vagas presenciais são limitadas, abertas para inscrição até o dia 15 de abril, e para confirmar presença acesse o Instagram do Grupo Conduzir aqui e, e clique em "Autismo na Mídia". O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Grupo Conduzir.