A partir das 10 da manhã desta segunda-feira, acompanhe o programa 'Ecos do Meio' na Rádio Mega Brasil Online!
O Programa Ecos do Meio dessa semana irá tratar o tema 'alimentação sustentável e o desperdício', sob a ótica de entidades que Ajudam a manter o Prato Cheio - A ONU instituiu 2019-2028 como o Decênio Internacional da Agricultura Familiar, uma estratégia para contribuir com o fim da fome e da pobreza, para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável... Isso porque, segundo dados da própria ONU, 820 milhões de pessoas passam fome e mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo. No Brasil são 13 milhões de pessoas que passam fome e 8,7 milhões de toneladas de comida vão para o lixo.
Mediante essa realidade, pessoas se unem com a finalidade de promoverem um sistema de alimentação mais sustentável a toda população, através da conscientização sobre o reaproveitamento e a diminuição do desperdício.
Para tratar o assunto recebemos Silvia Halaban, arquiteta e coordenadora do AJUDA “alimentando” - programa esse ligado a Associação Beneficente e Cultural B'nai B'rith de São Paulo, que tem como objetivo combater o desperdício de alimentos e minimizar os efeitos da fome e da desnutrição. O desafio do programa, portanto, é encontrar o alimento excedente e levá-lo a quem necessita. Atualmente a entidade atende 29 instituições sociais (5 MIL crianças, adolescentes, adultos e idosos) semanalmente.
E recebemos também Nuria Chaima, gerente geral Prato Cheio, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-Osip fundada em 2001 por um grupo de universitários que identificou um grande volume de alimentos desperdiçados no Mercado Municipal de São Paulo e passou a arrecadá-los e distribuí-los para entidades assistenciais. Sendo que seus princípios estão baseados no ‘Programa Colheita Urbana’, conceito desenvolvido pela Food Chain, uma rede de ONGs norte-americanas e canadenses. Imperdível!
O Programa Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos em três diferentes horários: segundas às 10 da manhã; terças às 21 horas; e as quartas, às 14 horas pela Rádio Mega Brasil Online. Acesse em www.radiomegabrasilonline.com.br - e você também pode conferir essa entrevista em vídeo no nosso canal do YouTube, logo após a primeira veiculação na Rádio. Acesse o canal da Mega Brasil Comunicação.