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Ideias para o futuro

Startup jornalística Canal Meio S.A capta R$ 5 milhões em rodada de investimentos e com isso projeta dobrar o número de assinantes. A empresa também anunciou novos nomes em seu quadro societário com a incorporação de Silvio Genesini (foto) e Tony de Marco

Léo Martins

Os sócios-fundadores do Canal Meio S.A: Pedro Doria (esq.), Editor-Chefe, e Vitor Conceição, CEO.

O Canal Meio S.A realizou recentemente uma rodada de investimento na qual captou R$ 5 milhões de reais, um dos maiores montantes arrecadados por startups jornalísticas no país. A empresa incorpora entre seus sócios Silvio Genesini (ex-CEO da Oracle Brasil) e Tony de Marco, que já atuava na companhia como Diretor de Arte. Com o investimento, a empresa já anuncia novas contratações e um projeto para dobrar o número de assinantes.

Fundado em 2016 por Pedro Doria, Editor-Chefe, e Vitor Conceição, CEO, o Meio rapidamente se consolidou como uma das principais newsletters do Jornalismo brasileiro. Desde então, a startup diversificou seus projetos, levando ao ar o podcast “No Pé do Ouvido” e os programas “Ponto de Partida” e “Pedro+Cora”, presentes no YouTube, Twitter, Instagram e Kwai. Com veiculação diária, a newsletter conta atualmente com mais de 140 mil assinantes.

Esta segunda rodada de investimento do Meio nos põe a par com as principais startups do setor. Vai nos permitir criar novos produtos jornalísticos voltados para os hábitos digitais que as pessoas já criaram”, afirma Pedro Doria sobre as perspectivas que a captação e a chegada de novos sócios dá ao meio. A startup jornalística já havia captado R$ 1 milhão, em 2016, quando o projeto foi lançado no mercado.

O Meio nasceu com uma mentalidade de startup de tecnologia e esse novo aporte vai permitir aumentar os investimentos em tecnologia e estruturar uma equipe de Marketing para acelerar os experimentos tanto de aquisição de novos assinantes gratuitos no topo do funil, como otimizar a conversão para assinantes premium”, complementa Vitor Conceição.

Silvio Genesini, novo acionista da empresa, comenta sobre o futuro multiplataforma da companhia. “Depois de ter passado pelo Estadão e pela Elemidia, meu sonho era ajudar a inventar a forma de construir o futuro multiplataforma da imprensa – do texto, ao áudio e vídeo, e depois ao metaverso. Este é o plano para o Meio”, ressalta o investidor.

Segundo Luiz Paulo Montenegro, ex-Vice-Presidente do IBOPE e acionista do Meio, a meta é atingir 300 mil assinantes o quanto antes.

 

Captação já resulta em contratações e novos formatos de conteúdo

Com 14 profissionais na equipe, o Meio está prestes a alçar voos mais altos. A expectativa é que o staff seja dobrado. No campo do Conteúdo, haverá aumento da presença da plataforma nas redes e a criação de novos formatos em vídeo, com ênfase no conteúdo para assinantes pagantes. Dentre os novos colunistas no formato de vídeo está a jornalista e roteirista Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S. Paulo e comentarista do UOL News.

Outra contratação já confirmada é a de Flávia Tavares, que teve passagens por Estadão, revista Época, e, até então, estava na CNN. A jornalista assume o posto de Editora-Executiva, responsável pelos produtos para assinantes pagantes. Além de mais jornalistas, serão contratados profissionais para as áreas de Tecnologia, Marketing e Financeiro.

 

Newsletters apontam para o futuro do Jornalismo

Com um volume cada vez maior de informações não verificadas e fake news circulando pelas redes e aplicativos de mensagens em todo o mundo, especialmente no Brasil, as newsletters de Jornalismo profissional vêm se consolidando como alternativa segura e dinâmica para a indústria da Mídia, e, essencialmente, para os leitores.

Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, as newsletters se fortaleceram como plataformas eficientes na divulgação de informações para públicos remotos e dispersos. Grandes grupos de mídia, como o The Wall Street Journal e Bloomberg, investiram recursos para construir audiência e bases de assinantes pagantes para suas newsletters. Hoje, o New York Times tem mais de 71 newsletters editorias. E empresas de mídia emergentes, como Axios, Politico, Punchbowl e Puck, também veem nas newsletters uma solução para ampliarem o seu alcance.