Logo Logo Logo Logo Logo

Troca de bandeira

De mudança de uma rede varejista francesa para outra espanhola, Vivian Machado (foto) encara mais um desafio na carreira, desta vez respondendo pelas áreas de Cultura, Engajamento e Comunicação.

Depois de atuar na comunicação de grandes varejistas como GPA, Máquina de Vendas e Carrefour, Vivian Machado está no Grupo Dia Brasil, marca que conta com sete mil colaboradores, distribuídos em cerca de 800 lojas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de cinco centros de distribuição em São Paulo.

Depois de quatro anos à frente da Comunicação Interna, Marca Empregadora e Comunicação para Sustentabilidade do Grupo Carrefour, Vivian Machado está de casa nova: ela acaba de assumir a posição de Head de Cultura, Engajamento e Comunicação da divisão Brasil da Distribuidora Internacional de Alimentación S.A., mais conhecida entre nós como Dia Supermercados. O grupo teve sua primeira loja inaugurada em 1979, em Madrid, na Espanha; em 1993 expandiu suas operações para Portugal onde atua com a designação de Minipreço. Em 1997, inaugurou sua primeira loja na Argentina, e chegou ao Brasil em 2001. Uma curiosidade é que, assim como Vivian Machado, a bandeira Dia já fez parte do Grupo Carrefour entre 2000 e 2011. Em 2012 a rede tornou-se independente e lançou ações na Bolsa de Madri. No mesmo ano anunciou a compra das lojas da cadeia alemã Schlecker, na Península Ibérica, numa operação que superou os 70,5 milhões de euros. Em maio de 2019, o fundo de investimentos LetterOne assumiu o controle acionário do grupo. Hoje, o DIA reúne mais de sete mil lojas, em oito países. Além do Brasil, a bandeira Dia% é usada na Argentina, China e Espanha.

O desafio de construir

No grupo Carrefour, Vivian Machado teve uma carreira de sucesso. O desfio de construir e manter uma identidade cultural, e implementar políticas de diversidade e sustentabilidade, em um grupo que abriga, no Brasil, mais de 72 mil colaboradores, possui perto de 500 lojas espalhadas por 26 estados, além do Distrito Federal, exigiu preparo, conhecimento, estratégia e uma forte capacidade de engajamento.

Os resultados positivos alcançados pela executiva chamaram a atenção do mercado, que passou a sondá-la com a oferta de novas oportunidades. Os objetivos de reposicionamento de marca do Grupo Dia Brasil acabaram por encantar Vivian Machado que enxergou na nova empreitada, além da possibilidade da aplicação do conhecimento adquirido ao longo de sua carreira em redes varejistas, uma chance de crescimento e desenvolvimento profissional. No Grupo Dia Brasil, ela assume a posição de Head de Cultura, Engajamento e Comunicação, com extensão para as áreas de Sustentabilidade e Diversidade. Vivian Machado tem passagens pela Telemar Norte Leste, TIM, Caixa Econômica Federal, Grupo Pão de Açúcar, Máquina de Vendas, Ri Happy Brinquedos e Grupo Carrefour Brasil. Seu novo contato é  vivian.machado@diagroup.com.