Logo Logo Logo Logo Logo

Despedidas no SPTV2

Responsável pela cobertura de grandes eventos do estado de São Paulo, Carlos Tramontina se despediu da Rede Globo na edição do SPTV2 desta terça-feira após 43 anos de parceria

Divulgação

“Quero mandar um abraço para todos vocês. Muito obrigado pelo carinho, boa noite”, Carlos Tramontina, em sua última apresentação como âncora do SPTV2.

A Rede Globo anunciou, no último dia 26, o desligamento de Carlos Tramontina da emissora após 43 anos de parceria. O jornalista, que atuava como ancora do SPTV2, entrou em comum acordo com a emissora para sobre a aposentadoria e aproveitou a edição da ultima terça feira para se despedir do público. Ao fim da atração, ele disse: “Quero mandar um abraço para todos vocês. Muito obrigado pelo carinho, boa noite”.

Tramontina deixa hoje a Globo, uma saída em comum acordo. Quis se despedir com duas bonitas ancoragens do SP2, no Sambódromo, e a transmissão da apuração das Escolas de Samba de São Paulo. Ele deseja dedicar mais tempo para a mulher, os dois filhos e a neta Alice, que nasceu em março. Correr agora não será mais atrás da notícia, mas apenas para manter a forma, como sempre gostou”, diz parte do texto escrito por Ali Kamel, diretor-geral de jornalismo.

Tramontina chegou à Globo como estagiário em 1978 e escalonou dentro da Rede Globo até encabeçar o jornal da tarde de São Paulo. Em comunicado oficial, a emissora narrou a trajetória do jornalista, relembrando importantes coberturas feitas por ele enquanto repórter, como as greves dos metalúrgicos, em São Bernardo do Campo; a primeira eleição direta para governador depois da ditadura, em 1982; e a cobertura da evolução da doença do recém eleito, e ainda não empossado, presidente Tancredo Neves. Como ancora do SPTV2, foi responsável por entrevistar candidatos a prefeitura de São Paulo, somando na lista dos que passaram por seu escrutínio Jânio Quadros, Erundina, Maluf, Marta Suplicy, Serra, Kassab, Haddad e Bruno Covas.

Tramontina foi o rosto do Bom Dia São Paulo por sete anos. Âncora do SPTV Segunda Edição desde 1998. Em 2000, passou a apresentar também o Antena Paulista, aos domingos. Com a voz dele, os paulistas acompanharam a visita dos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Se chocaram com casos policiais, como o do maníaco do parque, o sequestro de Silvio Santos, o ataque do PCC, em 2006, o assassinato de Isabela Nardoni, em 2008. Em longas transmissões, que aconteciam do chão ou pelo ar, o público também chorou a despedida a Elis Regina, Airton Senna, Mamonas Assassinas e Mario Covas.

Em 2020, durante a pandemia da COVID-19, o jornalista escolheu se recolher a sua casa, onde aprendeu a gravar sozinho e fez da varanda do seu apartamento o cenário para ancoragem do Antena Paulista, com um resultado que mereceu aplausos da equipe técnica.

Quem assume o comando do SPTV2 é José Roberto Burnier. O jornalista foi convidado para ocupar o lugar de Tramontina por causa de sua experiência e trajetória parecida com o ex-apresentador, com quem ainda mantem uma amizade. Parte do time de repórteres dos jornais diários da Globo de 1988, Burnier iniciou carreira na EPTV, em Campinas, e fez parte do Globo Rural por cinco anos.

Assim como Tramontina viu pelas lentes da reportagem a redemocratização do país, responsável por cobrir as repercussões da Assembleia Constituinte, a eleição presidencial de 89 e todas as que se seguiram até se mudar para Buenos Aires, como correspondente, em 2004. De volta ao Brasil, seguiu como repórter do Jornal Nacional até 2018, quando a GloboNews criou o Em Ponto e o escolheu como âncora. No ano passado, passou a ser o apresentador de São Paulo, no Conexão. À frente do SP2, vai exercitar suas qualidades de âncora na TV aberta, função que ele teve apenas brevemente na primeira metade da década de 90.

Ao Tramontina, agradeço toda a contribuição que deu ao jornalismo brasileiro e ao da Globo em especial e desejo que realize tudo o que deseja. Ao Burnier, desejo toda sorte do mundo na substituição desse seu contemporâneo, uma grife do nosso jornalismo” finaliza Ali Kamel.