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Porto Seguro agora é Porto

Além da mudança de nome, a seguradora anunciou que vai se dividir em três empresas – Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. Dentre os planos propostos para a nova fase, está o de duplicar o número de clientes até 2025

Divulgação

“Era uma demanda de mercado conseguir dar visibilidade aos diversos negócios, tanto para o consumidor, quanto para os canais de vendas. Quando fizemos as primeiras pesquisas de marca, percebemos que 98% das pessoas já chamavam a Porto Seguro de ‘Porto’, como um apelido carinhoso. Além disso, ao redesenhar a arquitetura de marca, percebemos que, de fato, temos três empresas dentro de uma holding, e que a melhor maneira de fazer tanto o canal quanto o consumidor entender por onde se navega dentro do ecossistema, era colocar essas marcas para fora”, conta Luiz Arruda, Diretor-Executivo de Marketing e Clientes da Porto.

Recentemente, a Porto Seguro anunciou a mudança do nome da holding para Porto, assim como a divisão da empresa em três verticais – Porto Seguros, Porto Saúde e Porto Seguro Bank. Atuante no mercado há 76 anos, a companhia pretende consolidar seus três pilares de negócios de diferentes segmentos, e tem como meta duplicar o número de clientes até 2025 (atualmente, considerando apenas Porto Seguros e Porto Seguro Bank, eles totalizam 13,5 milhões).

Era uma demanda de mercado conseguir dar visibilidade aos diversos negócios, tanto para o consumidor, quanto para os canais de vendas. Quando fizemos as primeiras pesquisas de marca, percebemos que 98% das pessoas já chamavam a Porto Seguro de ‘Porto’, como um apelido carinhoso. Além disso, ao redesenhar a arquitetura de marca, percebemos que, de fato, temos três empresas dentro de uma holding, e que a melhor maneira de fazer tanto o canal quanto o consumidor entender por onde se navega dentro do ecossistema, era colocar essas marcas para fora”, conta Luiz Arruda, Diretor-Executivo de Marketing e Clientes da Porto.

Agora, com o desmembramento, o executivo afirma que as três frentes terão mais velocidade em quase todas as áreas atuantes. Contudo, existem também áreas da empresa que atendem as verticais para discutir estratégia, garantir a essência, preservar cultura e unicidade no ecossistema. “Marketing e Clientes, que são duas áreas que estão comigo, são áreas que vêm da holding e atendem todas as verticais e todos os produtos”, revela.

Arruda conta que para este novo momento foram feitos novos desenhos de produto, de jornada e de marca. Ele também ressalta que esta é uma grande oportunidade para a marca se modernizar, uma vez que “Porto” é um nome mais curto, mais veloz e mais clean – características que buscam dialogar com públicos mais jovens ao pensar no futuro em termos de branding.

 

As novas marcas

A reestruturação tem a intenção de abrir espaço para as marcas das verticais de Negócios, deixando claras as áreas de atuação de cada uma. A Porto Seguros integrará as soluções de seguros da empresa, que engloba os serviços voltados aos segmentos Automotivo, Residencial, Empresarial, de Vida e Previdência, entre outros. Além disso, pretende expandir seu mercado por meio de novas soluções, aliando conhecimento e tecnologia. “Vamos seguir inovando, com ofertas cada vez mais personalizadas e convenientes. Revigoramos a marca ‘Azul Seguros’ e lançamos o ‘Azul Auto por Assinatura’, que ganha destaque na mídia, em programas como o Big Brother Brasil, buscando uma maior inclusão em um mercado no qual menos de 30% dos carros possuem seguros. Queremos ser a seguradora mais presente na vida das pessoas”, afirma Marcelo Picanço, CEO da Porto Seguros.

Já a Porto Saúde surge como marca própria para ampliar as oportunidades de negócios. A vertical oferece saúde, seguros odontológicos e soluções em saúde ocupacional. “Neste novo momento, com a criação da vertical Porto Saúde, temos um vasto cenário de oportunidades. Queremos estreitar a relação com os clientes empresariais e oferecer a eles as melhores soluções para sermos parceiros não só em saúde, odontologia e saúde ocupacional, mas em negócios”, destaca Sami Foguel, CEO da Porto Saúde.

Por fim, a Porto Seguro Bank consolida os produtos e soluções financeiras da empresa e nasce com R$ 13 bilhões em ativos de crédito. Além disso, a conta digital da Porto Seguro Bank, que ainda se encontra em fase de testes, em breve estará disponível para quem já possui as soluções financeiras da companhia. “Agora, estamos unindo toda a solidez e confiança da Porto com a capacidade de inovar e desenvolver novas soluções desta nova estrutura. Isso nos deixa numa posição bastante competitiva para criar soluções para todas as necessidades dos clientes”, afirma Marcos Loução, CEO da Porto Seguro Bank.

O Porto Seguro Bank tem um desafio grande de crescimento de base, a conta digital é uma frente de acesso à entrada ao ecossistema. Porto Saúde tem um desafio de estabilização e crescimento muito grande; nós temos um mercado crescente e em que temos muitas possibilidades de crescer, principalmente explorando o ecossistema com a proposta de valor que temos. E Porto Seguros é algo que só cresce por se transformar, está se transformando muito e vem crescendo ano a ano”, avalia Luiz Arruda.

 

Foco na Sustentabilidade

A Porto também aproveitou para apresentar seu relatório de sustentabilidade 2021 e uma nova plataforma de ESG. O documento traz as principais conquistas da empresa em suas frentes de atuação social e ambiental.

A gente na verdade agora bota para fora uma coisa que já vem fazendo como parte da nossa essência. Quando falamos de ser um porto seguro para as pessoas e sonhos, é muito genuíno. Nós já temos uma série de iniciativas ESG, mas não colocávamos isso para fora como uma política até conservadora de comunicação, mas vamos começar a falar um pouquinho mais sobre isso, porque nós temos como companhia uma responsabilidade social também de colocar o que fazemos para incentivar outras companhias, dada a importância do assunto”, comenta Arruda.