Divulgação
Daniel Bruin, sócio-diretor da XCOM, é o presidente reeleito da Abracom.
A assembleia da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom, elegeu nesta quarta-feira (27/04) a diretoria para o biênio 2022/2024. Liderada pelo empresário Daniel Bruin, sócio-diretor da XCOM, a chapa Mercado Forte foi eleita o foco em uma plataforma baseada no avanço de ações que resultem na melhoria do ambiente de negócios, formação de novas lideranças setoriais, aprofundamento dos parâmetros de governança setorial e investimento em profissionalização das atividades associativas.
Com mais de 180 associadas em todas as regiões do país, a Abracom, que acaba de completar 20 anos de fundação, representa um mercado que faturou mais de R$ 3,2 bilhões em 2021, com crescimento de cerca de 15% em relação ao ano anterior, e gera mais de 17 mil empregos diretos.
Na posse da nova gestão, Bruin, que foi reeleito para mais um mandato, destacou a campanha por concorrências mais justas e transparentes, lembrando que o movimento iniciado pela Abracom em outubro de 2021 é um chamado ao diálogo com clientes e fornecedores para que os parâmetros de realização de contratações sejam alinhados com práticas de ESG e garantam qualidade na prestação de serviços e remuneração justa. “Já estamos trabalhando em uma segunda fase da campanha, que será lançada brevemente. Com dados de uma pesquisa feita com associados, levantamos a falta de clareza nos briefings, prazos exíguos para apresentação de propostas e pouca transparência na avaliação técnica como os principais problemas. E acreditamos que com um diálogo direto e sincero com entidades e grupos que representam as áreas de comunicação, compras e finanças de nossos clientes podemos criar um ambiente mais saudável para todos”, afirma.
A nova gestão assume com projetos como o Programa de Formação de Lideranças, destinado a promover a permanente renovação dos líderes setoriais, em andamento e pronto para formar sua primeira turma. A valorização das atividades regionais, através das diretorias estaduais, também será uma das prioridades para o biênio.
Em entrevista para o Comunicação S/A, disponível nos canais de streaming da Mega Brasil, Bruin revelou, em entrevista exclusiva, que pretende dar continuidade à campanha iniciada na gestão passada. “Estamos ouvindo a resposta do mercado sobre a primeira campanha para a gente modular certinho e manter um diálogo. Talvez esse tenha sido o erro lá atrás, a gente fechou esse diálogo. Foi quando as coisas começaram a degringolar”, explicou. O novo presidente pretende, sobretudo, entender o que pensa o público e reorganizar a presença da Abracom nos estados. “Nós estamos realizando uma pesquisa justamente para ouvir o cliente. Queremos saber o que pensam, qual a percepção que eles têm sobre as agências, o trabalho das agências.”
Confira a composição da nova diretoria da Abracom, que tem representantes de todas as regiões do país, agências de pequeno médio e grande porte, nacionais e integrantes de grupos internacionais.
Conselho Gestor
Presidência – Daniel Bruin (XCOM)
Vice-presidência – Zé Schiavoni (Weber Shandwick)
Diretoria de Assuntos Legais – Renato Salles (FSB)
Diretoria Financeira – Ana Julião (Edelman)
Secretaria Geral – Carina Almeida (Textual)
Diretorias
Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Privado – Rosa Vanzella (MCW/BCW)
Diretora de Assuntos Institucionais - Setor Público – Patricia Marins (Grupo In Press)
Diretoria Internacional – Pedro Cadina (Vianews)
Diretoria de Dados e Parâmetros de Mercado – Marcio Cavalieri (RPMA)
Diretoria de Expansão e Mobilização – Vinicius Cordoni (VCPR)
Diretora de Capacitação Profissional e Gestão Empresarial – Everton Vasconcelos (CDI)
Conselho Fiscal
Claudia Zanuso (Duecom)
Cleide Pinheiro (Temple)
Vitor Fortes (Inpacto)
Beth Garcia (Approach) – suplente