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E o voto vai para...

De acordo com levantamento realizado pela TIM com 186 clientes, “Emprego” e “Saúde” estão entre os temas que mais influenciam na decisão do voto. A pesquisa também mostrou que mais da metade dos entrevistados é favorável ao voto obrigatório

Divulgação

Por meio da plataforma TIM Ads, a operadora realizou diversas enquetes com os clientes a respeito das eleições. Ao todo, foram 186 mil clientes entrevistados.

Em um cenário com mais de 12,4 milhões de desempregados – segundo dados do Caged – e cerca de 71,5% dos brasileiros desprovidos de qualquer tipo de plano de saúde – de acordo com o IBGE – o levantamento realizado pela TIM com 186 mil clientes de todo o país aponta que “Emprego” e “Saúde” são as pautas e projetos que mais influenciam na intenção de voto dos eleitores. Ambos os temas foram citados por 19% dos entrevistados. Em seguida, outros temas básicos foram citados: Educação (16%), Projetos Sociais (15%), Economia (15%), Segurança Pública (14%) e Saneamento Básico (13%).

Realizada por meio da plataforma TIM Ads, a enquete também perguntou quais características dos candidatos mais influenciam na escolha. Os mais citados foram os projetos já realizados (17%), a experiência política (13%) e a forma como trata os eleitores (13%).

Já em relação ao comportamento de voto, o levantamento mostra que grande parte dos brasileiros parece não valorizar o próprio voto. Apesar de 23% dos entrevistados afirmarem que votam em candidatos que defendem suas pautas de interesse, a soma dos demais mostra que muitos não se importam com a consequência de uma escolha ruim: 12% votam incondicionalmente em branco/nulo na maioria das vezes; 11% votam nos que têm mais chance de ganhar; 10% não costumam votar, mesmo sabendo que é obrigatório; 9% votam apenas no partido; e outros 9% votam de acordo com a maioria.

Quanto ao local onde mais buscam informação, e que influenciam seu voto, a pesquisa apontou que a imprensa continua com credibilidade, uma vez que 14% dos eleitores afirmaram que os veículos de comunicação – como jornais, TVs, revistas e portais – são as principais fontes. As redes sociais aparecem em seguida, mencionadas por 11% dos entrevistados, enquanto 10% disseram ser influenciados por pessoas próximas – como amigos e familiares – o mesmo percentual de quem sofre influência do ambiente de ensino, como escolas e faculdades.

Os debates políticos são acompanhados por 51% dos eleitores, sendo 28% ao longo de toda a campanha e 18% somente próximo às eleições. Outros 27% afirmaram categoricamente não seguir a campanha política. Já nas redes sociais, 55% seguem algum político, entre aqueles que o fazem independente da pauta (23%), apenas os que defendem as mesmas ideias (18%) e ainda os que fazem questão de seguir os políticos aos quais são contrários (14%).

 

Voto obrigatório

O levantamento da TIM perguntou também a respeito da obrigatoriedade do voto. A maioria dos entrevistados (63%) disse ser a favor do voto obrigatório, sendo que parte dos que concordaram (19%) acreditam que os critérios deveriam ser flexibilizados. Já 18% acham que o voto deveria ser facultativo.