Logo Logo Logo Logo Logo

Bem-vinda, Rede Agrojor

O lançamento oficial da Rede Brasil de Jornalistas Agro aconteceu durante o Agrishow e contou com a presença de cinco dos 11 diretores fundadores, incluindo Vera Ondei (foto), presidente da instituição, que explicaram aos presentes os objetivos da Rede e como sua construção ocorreu

Divulgação

Da esquerda para a direita: Vera Ondei, Daniel Azevedo Duarte, Flávia Romanelli, Mariele Previdi e Enio Campoi.

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (27), durante a Agrishow 2022, a Rede Brasil de Jornalistas Agro. O encontro aconteceu na sala de imprensa do evento e contou com a presença de dezenas de profissionais que atuam no agronegócio brasileiro e com a apresentação de cinco, dos 11 diretores fundadores, que explicaram aos presentes os objetivos da Rede e como sua construção ocorreu.

A ideia da Rede surgiu em 2013, com o convite para que a jornalista Viviane Taguchi participasse do congresso mundial da IFAJ (International Federation of Agricultural Journalists), na Argentina, quando vimos a necessidade de se criar uma entidade para congregar os jornalistas brasileiros de agronegócio”, explicou a presidente da Rede Agrojor, Vera Ondei.

Desde então, houve reuniões e aproximações pontuais desses profissionais e em 2020 foi criado um grupo de trabalho que deu origem à formalização da Rede, registrada oficialmente em 7 de abril de 2022, no Dia do Jornalista.

 “Uma importante conquista, já realizada pela Rede, foi o aceite como integrante da IFAJ, que dará representatividade internacional para a entidade e sua importância no contexto do jornalismo agro brasileiro e mundial”, pontuou o diretor de comunicação internacional da Rede Agrojor, Daniel Azevedo Duarte.

Durante o lançamento, foi entregue uma carta aberta aos presentes, assinada pela diretoria, com informações sobre a Rede e os primeiros passos para a adesão dos jornalistas de agro. Segundo Enio Campoi, suplente da diretoria de comunicação nacional, a Rede pretende adotar um perfil mais plural dos colaboradores e contar com a participação democrática de todos os membros.

É importante termos a participação de todos os jornalistas que atuam no agro, os de redação, assessoria de imprensa, comunicação corporativa e mídias sociais”, enfatizou a secretária da Rede, Mariele Previdi.

A diretora de comunicação nacional da Rede, Flávia Romanelli, explicou de que forma a entidade foi criada, quais os passos legais para a sua constituição e como deve ser seu funcionamento de agora em diante. “O site está em fase final de construção e em breve iniciaremos a adesão dos associados e uma agenda de atividades.”

Para os jornalistas interessados em ingressar na Rede, a instituição liberou um formulário de inscrição.