Divulgação
O objetivo da iniciativa – que já contou com a participação de mais de 650 jornalistas desde 2004 – é contribuir para a troca de informações que poderão nortear o trabalho dos jornalistas.
O curso gratuito de extensão oferecido pelo Centro Universitário FAAP para jornalistas de redação está com as inscrições abertas para a turma de 2022. Depois de um ano suspendo, por conta da pandemia, a instituição retoma o programa, mas agora em formato híbrido, possibilitando a participação de profissionais de outros estados do Brasil.
Outra novidade do curso neste ano, é a mudança do nome – que deixa de ser “Agenda Brasil” para se tornar “Agenda Global” – uma vez que contempla assuntos da pauta nacional e internacional. O objetivo da iniciativa – que já contou com a participação de mais de 650 jornalistas desde 2004 – é contribuir para a troca de informações que poderão nortear o trabalho dos jornalistas.
A carga horária do “Agenda Global” será de 30 horas, com aulas ao vivo (presencial para jornalistas de São Paulo e remota para quem está fora da cidade), sempre às terças-feiras, das 9h30 às 12h30. O primeiro módulo acontecerá entre os dias 31 de maio e 28 de junho. O segundo, entre 9 de agosto e 6 de setembro. O aluno também contará com um modulo assíncrono, com podcasts sobre temas que complementam o conteúdo.
As aulas serão ministradas por professores das áreas de Economia, Relações Internacionais, Direito e Comunicação do Centro Universitário FAAP.
O número de vagas do curso é limitado a 20 para jornalistas de São Paulo, que deverão assistir às aulas presencialmente, e 20 para jornalistas de fora da cidade, que acompanharão ao vivo, online.
Para participar do processo seletivo, é necessário se inscrever até o dia 20 de maio. O resultado da seletiva será divulgado no dia 25 de maio. As inscrições podem ser feitas através deste link (para jornalistas de São Paulo – curso presencial) e deste link (para jornalistas de outros estados – curso online).
Programação do curso:
. Conjuntura internacional
. Existe a formação de uma “nova ordem” mundial?
. Impactos dos conflitos internacionais e eleições brasileiras
. Impactos dos conflitos do direito público e privado internacional
. Ascensão de governos autocráticos
. Conjuntura nacional
. Guerra cibernética, fake news e análise do discurso
. Lei Geral de Proteção de Dados e Eleições
. Eventos esportivos mundiais em países autocráticos (Rússia, China e Qatar). Por que esses países atraem esses eventos?
. Conjuntura internacional, brasileira e eleições