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O que é Comunicação Integrada e por que é tão importante para a sua empresa?

Confira o artigo escrito por Manuel Quilarque, Gerente de Contas da aboutCOM, no qual o autor fala sobre a importância do alinhamento entre o conceito primordial de Comunicação Integrada com os públicos de cada empresa, a fim de ajudá-las a gerar resultados positivos para a operação

Quando alguém fala em Comunicação Integrada no âmbito corporativo, logo vem à cabeça o conceito do uso de diversos canais ou plataformas para a divulgação de conteúdo relevante para uma empresa, seja para gerar brand awareness, melhorar a reputação da marca ou trazer conhecimento sobre o setor em que ela atua. E, de fato, na literatura sobre comunicação, a definição de Philip Kotler de Comunicação Integrada é “aquela que abrange a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação”. Para ele, “a integração contínua e permanente dessas atividades deve ocorrer para que a mensagem seja concisa e uniforme”.

Até aí, todos concordamos com a definição. No entanto, a Comunicação Corporativa para empresas B2B vai além de integrar atividades comunicacionais e tem como função, também, estar alinhada aos objetivos de negócios da empresa, de maneira que as ajude a chegarem ao que projetam em termos de resultados. Apesar de ser uma atividade meio e não fim, a Comunicação Corporativa, para que seja realmente integrada, deve falar com o público que, de alguma maneira, faz parte do processo de compra do produto ou a adoção da solução, ou, como chamamos aqui na aboutCOM, as personas. E para cada uma dessas personas, existem níveis ou estágios de comunicação que podem fazer com que a decisão da compra seja mais efetiva.

 

Se eu entendo que tenho um problema, estou mais propenso a comprar

Não faz sentido persuadir o seu público a adquirir o seu serviço ou produto se ele ainda nem sabe que tem essa necessidade. É por isso que os conteúdos que abordam conhecimento do setor em que atua de maneira mais genérica podem fazer o seu potencial cliente, ou persona, entrar no seu funil de vendas (aproveitando os conceitos de Marketing e aplicando-os na Comunicação). 

Quando sua persona reconhece que tem um problema, aquilo vira uma dor e a sua comunicação deve estar orientada a mostrar que existe uma solução para isso. Só depois dele saber que existe essa solução, é que chega o momento de apresentar a sua empresa como a melhor opção para resolver essa dor. Esse é o caminho que queremos que a persona de um cliente percorra, e que chamamos aqui na aboutCOM de funil de influência.

 

Finalmente, chegamos às ferramentas

A partir desse momento, partimos, agora sim, para a diversificação das ferramentas de comunicação para conseguir atingir as personas dos nossos clientes em todas as etapas do funil. A espinha dorsal do discurso são as personas e o funil de influências. É desse jeito que é possível alinhar os objetivos de qualquer negócio com uma comunicação mais efetiva que, com certeza, será mais eficaz.

Na aboutCOM, acreditamos que a Comunicação é feita por e para humanos e, por isso, eles devem estar no centro de qualquer estratégia, independentemente das ferramentas a serem utilizadas, é por isso que acreditamos também na ampliação do conceito de Comunicação Integrada com o objetivo de alinhar Negócios e Comunicação.

Autor: 200