Logo Logo Logo Logo Logo

Anuário traz o excepcional desempenho do setor em 2021

Uma edição especial do programa Comunicação S/A, nesta segunda-feira, 16 de maio, às 17h, pela TV Mega Brasil Online, no YouTube, faz o lançamento da edição 2022 do Anuário Mega Brasil da Comunicação Corporativa. Entre os destaques, o excepcional desempenho do setor em 2021, e uma pesquisa que, entre outros dados, aponta o perfil racial e a presença dos negros no segmento das agências de comunicação

Divulgação

A edição 2022 do Anuário Mega Brasil da Comunicação Corporativa acaba de sair do forno e hoje será disponibilizado ao mercado, em seu formato digital. O lançamento oficial acontece durante a transmissão do programa Comunicação S/A, ancorado por Marco Antonio Rossi, e que será transmitido, excepcionalmente, nesta segunda-feira, às 17h, pelos canais de streaming da Mega Brasil: Rádio Mega Brasil Online e TV Mega Brasil Online (no Youtube).

Dividido em três blocos, cada um dedicado a um segmento do projeto, o programa traz como convidados, Marcio Cavalieri, Diretor de Parâmetros e Dados de Mercado da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Maurício Bandeira, Diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas, e Eduardo Ribeiro, Diretor da Mega Brasil Comunicação e Editor Executivo da publicação. Ao término da transmissão, o acesso à íntegra da publicação será oficialmente aberto ao mercado. A versão impressa estará disponível a partir do dia 6 de junho.

 

Uma surpresa

O grande destaque da edição é o excepcional e histórico desempenho da comunicação corporativa em 2021 (que continua excelente em 2022), e que permitiu ao mercado chegar ao recorde histórico de R$ 3,71 bilhões de faturamento bruto, um crescimento nominal de 23,92% sobre 2020. O resultado deixa um saldo nada desprezível de 13,9% de avanço real, descontada a inflação do período, que foi de 10,06%.

 

Os negros nas agências e o ranking do mercado

Com 300 páginas e o apoio de cerca de 80 organizações, o Anuário inova e ousa mais uma vez trazendo para o mercado e a sociedade em geral o primeiro estudo já feito no País sobre o perfil racial das agências de comunicação, um segmento que é integrado por 900 empresas (número que sobe a 1.500, se consideradas as micro, de perfil informal) e que emprega mais de 17 mil pessoas. E, se havia no mercado a certeza de que essa é uma atividade exercida predominantemente por pessoas brancas, em sua maioria mulheres, agora, graças a esse estudo, será possível saber em que proporções isso se dá.

A nova edição do Anuário traz, ainda, a atualização do Ranking das Agências de Comunicação, o mais completo da série histórica, reunindo informações do desempenho financeiro de 130 agências, 51 delas entre as maiores do País e outras 79 butiques. Os números foram extraídos da Pesquisa Mega Brasil que contou, no total, com a participação de 230 agências (100 delas não abriram o faturamento).

O acesso à versão digital do Anuário é livre, aberto a todos os interessados, sem custo algum. Aqui o link de acesso, que estará com a edição liberada após a transmissão do programa Comunicação S/A: https://portal.megabrasil.com.br/anuario

A versão impressa, que deverá será comercializada por R$ 100,00, mais custo de remessa postal. Outras informações na Mega Brasil, com Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil.com.br) ou Bruna Valim (brunavalim@megabrasil.com.br).

 


O programa Comunicação S/A é apresentado pelo jornalista Marco Antonio Rossi todas as quartas, às 14h, com reapresentações as quintas, às 09h, e as segundas, às 09h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.