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A mais valiosa do Brasil

Pela segunda vez consecutiva, o Itaú foi considerado a marca mais valiosa do Brasil, segundo ranking divulgado na BrandZ Brasil 2021/2022, elaborado pela Kantar. Segundo dados, o banco atingiu um valor de mercado de US$ 8 bilhões

Divulgação

De acordo com a Kantar, o Itaú consegue alcançar um bom desempenho em uma categoria tão competitiva porque se diferencia da concorrência ao atualizar constantemente os serviços oferecidos. Isso sem contar a forma como se comunica, utilizando uma linguagem mais informal e próxima ao público.

Pela segunda vez consecutiva, o Itaú foi considerado a marca mais valiosa do Brasil, tendo atingido, em 2021, um valor de mercado de US$ 8 bilhões. As informações são do “BrandZ Brasil 2021/2022”, elaborado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Para chegar ao resultado, o estudo realiza uma análise financeira rigorosa de cada empresa ao longo do ano, além de avaliar o ponto de vista do consumidor.

Esta edição contempla 50 empresas que atuam em 15 categorias diferentes. A amplitude reflete a diversidade da economia do país, e fornece informações a respeito dos negócios que fazem o mercado circular. Os três principais setores, por exemplo, são “Banco” (que corresponde a 25% do total, com US$ 19,5 bilhões de valor), “Bebidas Alcóolicas” (23% e US$ 18,1 bilhões, respectivamente) e “Varejo” (13% e US$ 10,2 bilhões).

Em relação aos bancos, além do Itaú, outras quatro marcas aparecem na lista, sendo que duas delas marcam presença no “Top 10”. O Bradesco ocupa a terceira posição, com um valor de US$ 5,9 bilhões. O Nubank, por sua vez, aparece em sétimo lugar, com US$ 3,5 bilhões.

De acordo com a Kantar, o Itaú consegue alcançar um bom desempenho em uma categoria tão competitiva porque se diferencia da concorrência ao atualizar constantemente os serviços oferecidos. Isso sem contar a forma como se comunica, utilizando uma linguagem mais informal e próxima ao público.

O “Top 10” do “BrandZ Brasil 2021/2022” contempla ainda as marcas Brahma na segunda posição (US$ 6,5 bilhões), Skol na quarta (US$ 5,9 bilhões), Claro na quinta posição (US$ 5,1 bilhões) e Magazine Luiza na sexta posição (US$ 4,7 bilhões). Completam o ranking Petrobras (US$ 2,6 bilhões), Vivo (US$ 2,6 bilhões) e Antarctica (US$ 2,4 bilhões).

Apesar de ser um misto de marcas tradicionais e jovens, todas têm um nome forte no mercado, conseguindo driblar os desafios dos últimos anos por investirem em brand equity. A estratégia visa entender como os consumidores se conectam à empresa, e, a partir desses dados, descobrir os pontos positivos que podem ser trabalhados para fortalecer a presença no mercado.