Marck Krauze, cofundador da 2Care Saúde, é o convidado do Consumo Em Pauta dessa semana
A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
Alternativas para atendimento médico sem convênio médico já é uma realidade. As healthtechs oferecem consultas e cirurgias sem mensalidades.
Planos de saúde são caros, razão pela qual muitas pessoas não contratam. Ou, quem já tem, acaba desistindo de continuar com o convênio médico diante dos aumentos das mensalidades, que pesam muito no bolso.
Neste 2022, por exemplo, há a perspectiva de aumento de 16% nas mensalidades dos individuais e familiares, aqueles regulados pela Lei 6956/98. E os boletos com os novos valores já começam a chegar agora em maio para quem tem contrato com aniversário neste mês.
Caso a projeção se concretize, será a maior alta já aprovada pela ANS no período de um ano. O maior reajuste anual até hoje foi de 13,57%, em 2016, de acordo com os dados da série histórica da ANS, iniciada em 2000.
Por sua vez, alguns planos coletivos por adesão já fizeram reajustes, alguns de 80%. A média de aumento para estes planos deve girar em torno de 30%.
O jeito, então, é encontrar alternativas para atendimento médico para quem não consegue arcar com esses custos. E elas existem e aliviam bem o bolso do consumidor.
Alternativas para atendimento médico
Nos últimos anos, surgiram no mercado inúmeras alternativas para atendimento médico. Parte delas, na verdade, não é um plano de saúde no formato que conhecemos e não são reguladas pela ANS.
No entanto, é uma opção para quem não quer enfrentar as filas intermináveis do SUS para agendar uma consulta. Assim como para aqueles que não querem tirar do bolso mensalmente valores que pesam em seu orçamento doméstico para garantir atendimento médico. E, claro, para quem não teve ainda acesso a um convênio médico, mas deseja ter um atendimento diferenciado.
Eles ainda oferecem como vantagens não exigir carência, não ter limite de uso e quem está com idade mais avançada não paga mais em relação às outras faixas etárias.
Em contrapartida, parte deles não oferece atendimento de emergência. Somente consultas, exames e cirurgias eletivas. Todos estes procedimentos serão pagos pelo próprio consumidor. Mas, garantem os administradores desses planos, a preços bem acessíveis.
Plataforma que conecta médicos e pacientes
A 2Care Saúde é uma das alternativas de cuidado com a saúde sem precisar pagar mensalidade. Na verdade, é uma healthtech - termo em inglês que junta as palavras health (saúde) e tech (tecnologia) - ou startup que atua na área de saúde.
Para explicar o seu funcionamento, Marck Krauze, fundador, conversa com a jornalista Angela Crespo, no programa Consumo em Pauta.
“A 2Care Saúde é uma plataforma que conecta médicos e pacientes com benefícios para ambas as partes. Atualmente contamos com mais de 100 médicos de 30 especialidades, assim como exames laboratoriais e diagnósticos por imagem e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, e telemedicina”, explica Krauze.
Conforme o executivo, esta plataforma “permite ao usuário ter acesso a saúde de qualidade com agilidade de atendimento. Isso graças a um modelo de negócio diferenciado, ao entregar toda a jornada do usuário de forma integrada e humanizada, com acompanhamento desde a primeira consulta, os exames laboratoriais, eventuais cirurgias até a alta do paciente”.
Krauze pontua que, hoje, nenhum plano de saúde faz isso. “O paciente é que tem de cuidar da jornada completa, ir atrás do médico e agendar, encontrar o laboratório e fazer todos os passos para uma cirurgia.” Ele completa que a 2Care Saúde já teve casos que da primeira consulta até a realização da cirurgia levou menos de um mês.
Pagar só o que utiliza
Outra vantagem, destaca Krauze, é o preço dos serviços oferecidos. No modelo da 2Care Saúde, o paciente conta com atendimento de qualidade sem mensalidades, pagando apenas pelo que utiliza. Permite, ainda, que as pessoas sejam tratadas sem ter um vínculo anterior (carências) e custos acessíveis e facilitados.
O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 09h, e as quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.