Logo Logo Logo Logo Logo

Lá & Cá e a digitalização da experiência do colaborador

Para entender cada vez mais a experiência do colaborador nesses dois últimos anos de pandemia e mudanças, Aline Almeida, Gerente de Comunicação Institucional da Energisa, entra em cena no segundo dia do 11º Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados 2022

Divulgação

Aline Almeida, Gerente de Comunicação Institucional da Energisa.

A 11º edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados traz para o centro dos debates a temática “A invasão do lar, a volta híbrida e os novos marcos nas relações com os empregados”. Entre os convidados que participarão da jornada de conhecimento organizada pela Mega Brasil está Aline Almeida, Gerente de Comunicação Institucional da Energisa. A profissional entra em cena no segundo dia de evento para falar sobre a experiência do colaborador do Grupo Energisa numa comunicação interna mais digital, descentralizada e multidirecional.

Formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Aline possui amplo currículo acadêmico, que inclui uma MBA em gestão de Comunicação Corporativa pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e pós graduação em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral.

A profissional já atuou como jornalista em grandes redações nacionais, como no Infoglobo e no Jornal do Brasil. Também atuou como executiva na Souza Cruz/British American Tobacco por mais de 10 anos, tendo passado pelas áreas de Comunicação Interna, Externa e Marca Corporativa. Atualmente, ela lidera o time de Comunicação Corporativa e Marketing do Grupo Energisa, maior privado nacional do setor elétrico do Brasil, presente em todas as regiões do país, onde é responsável por proteger e impulsionar a reputação corporativa da companhia perante a imprensa, pela criação e implementação mudanças na estratégia de mensagens e engajamento com a mídia, além de liderar a área de Comunicação Interna do Grupo e a agenda de engajamento dos 20 mil colaboradores.

Na conversa com Edu Ribeiro e Marco Antonio Rossi, Aline Almeida falou sobre a experiência do colaborador ao utilizar os novos canais digitais de comunicação. O bate-papo ainda inclui os dois legados deixado pela pandemia ao Grupo Energisa: a implementação do modelo híbrido e a área de comunicação como alavanca de engajamento no jeito de Ser Energisa, que fomenta uma comunicação multidirecional, multitelas e em total sinergia com a estratégia do Grupo.

Segundo Aline, o Grupo Energisa usou desses dois anos de pandemia para decentralizar a comunicação entre os colaboradores e empoderar suas vozes. “Falando um pouco dessa transformação digital que a Covid trouxe para a empresas, essa digitalização acelerada, isso já é um dado e uma realidade. A gente viveu isso de forma muito intensa, especialmente em 2020”, explica a head de comunicação. “A organização do comitê de crise foi muito acelerada nesse momento. Foi o que a gente chama de 5 anos em 1. Como a gente reinventa a comunicação em uma empresa que ainda tinha quadro de avisos como um dos seus canais de comunicação?”, questionou.

Durante sua apresentação no Seminário Mega Brasil, Aline usou o espaço para explicar como foi a comunicação com o colaborador da Energisa ao redor do País, salientando os perfis diferentes de funcionários. Ela contou sobre a jornada e exemplificou os processos pelos quais a empresa passou até entender qual a melhor forma de empoderar o trabalhador em um momento de crise, no qual tiveram que descobrir como resolver na pratica.

A gente precisava evoluir para uma comunicação que fizesse sentido dentro dessa nova logica de comunicação das pessoas no mundo todo. A comunicação assumiu um protagonismo digital, ela passou a ser muito mais por uma tela” declarou. Segundo Almeida, este não foi um processo apenas interno, mas que também alcançou os clientes da companhia.

Para saber mais sobre os processos de comunicação interna do Grupo Energisa durante a pandemia, você pode assistir a Gerente de Comunicação Institucional Aline Almeida em um bate-papo no segundo dia de Seminário Mega Brasil no quinta-feira, dia 26 de maio, às 10h. Se inscreva no site e não perca!