Logo Logo Logo Logo Logo

De olho na Comunicação Corporativa

Depois de uma década de trabalho nas áreas de Comunicação e Relações Governamentais da Volkswagen, o jornalista Renato Acciarto (foto) deixa a empresa e sai em busca de novos rumos profissionais

De olho na evolução do mercado, Renato Acciarto deixa a Volkswagen, onde ocupava a gerência de Relações Governamentais, e aposta na sua volta à da Comunicação Corporativa

Foram dez anos ligado à Volkswagen, oito dos quais na gerência de Comunicação Corporativa, Interna e Digital, e outros dois nas Relações Governamentais da companhia. O movimento de evolução que o mercado da comunicação corporativa passou a experimentar, sobretudo no último ano, no entanto, chamou a atenção do jornalista Renato Acciarto que decidiu seguir novos caminhos profissionais. "Os últimos dois anos foram importantes nas Relações Governamentais, uma área que tem grande aderência com a Comunicação, e reforçaram os conhecimentos em Relações Institucionais e ESG”, disse o executivo. “Mas, a ideia de retornar à área de Comunicação se fortaleceu, principalmente por que percebi a evolução das agências de comunicação, bem como essa área nas empresas. Observamos uma evolução impressionante do setor, que foi bastante impulsionado com a inclusão de recursos digitais, inteligência de dados e a interligação que passou a ter com outras áreas da empresa, o que a tornou, de fato, estratégica na administração do negócio”, concluiu Acciarto, atribuindo a este cenário a decisão pela mudança de seus rumos profissionais.

Apesar da saída da Volkswagen ser ainda muito recente, já acontecem contatos com algumas empresas. Ainda de acordo com Renato Acciarto, esta não foi uma decisão fácil, afinal, nesse período de dez anos, muitos foram os desafios e transformações não só na comunicação como um todo, mas também e naturalmente, na própria VW, que buscou se adequar de forma rápida e eficaz às mudanças ditadas pelas causas e valores que passaram a nortear o comportamento da sociedade e dos consumidores da marca. “Mas, esta foi uma decisão bastante pensada, ponderada, e fiquei muito feliz com o apoio e incentivo que recebi de amigos e profissionais, fossem de imprensa e de empresas, à minha decisão. Estou pronto e muito contente em voltar à Comunicação", concluiu

O jornalista Renato Acciarto tem uma forte proximidade com a indústria automotiva, tendo sido editor deste setor no jornal Gazeta Mercantil e, além da VW, com passagens pelas áreas de Comunicação de Produto e Relações com a Imprensa de empresas como Mercedes-Benz e General Motors (Brasil e EUA). Por três anos consecutivos foi reconhecido pelo mercado como um dos profissionais de Comunicação mais admirados do Brasil.