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Ex(ótica): Porque a beleza está na diversidade

Agência W3haus e O Boticário lançam movimento de valorização da beleza étnica. A ação segue com o propósito da marca de dar voz a temas importantes para os consumidores, e levanta as problemáticas por trás do uso de termos para definir características étnico-raciais

Divulgação / LinkedIn

“Nossa operação é focada em escuta social e na movimentação das redes, e os padrões de beleza impostos pela sociedade são fonte de discussão e aprendizado contínuo. Vimos aí um ganho para debater um assunto importante que precisa de visibilidade. Colocamos as lentes do amor de Boticário para dizer para nossa comunidade que a beleza está na diversidade”, ressalta Natália Fava, Diretora de Criação da W3haus.

Mais do que gerar ações e divulgar produtos, o O Boticário e a W3haus seguem ouvindo o público, a fim de dar voz a temas importantes para os consumidores. De olho na comunidade e nas interações filtradas nas redes sociais, a agência criou a campanha “Ex(ótica)”, que abre espaço para as pessoas taxadas como “beleza exótica”.

Durante a análise de matérias, escuta ativa das redes sociais e do comportamento da comunidade nos canais da marca, o time da W3haus identificou uma discussão sobre beleza asiática e a expandiu para outras etnias que também são colocadas no escopo pejorativo de “beleza exótica”, adjetivo para algo estranho ou extravagante. A agência então propôs ao O Boticário, que é vanguarda no assunto, integrá-lo ao movimento “Diversa Beleza” e ajudar o público a repensar o falso elogio ligado ao termo, bem como o uso dele em matérias, dicas e tutoriais de beleza.

Para abrir a discussão, as influenciadoras de etnias diversas foram chamadas para expor seus pensamentos sobre o assunto e ajudar na disseminação do movimento. Camila Sawamura, Mariam Chami, Mari Baydukuryaba entraram no debate e, junto com Karina Aparecida Papa, colaboradora da marca, pretendem trazer o tema à tona para as redes sociais delas e de O Boticário, por meio de materiais que chamem o público para conversar. Em destaque, haverá um vídeo com a frase hero “Passou da hora de deixar essa (ex) ótica de lado”, que acompanhará todos os posts, fixando o questionamento na cabeça do público e dando força à provocação.

Completando a iniciativa, as porta-vozes trarão tutoriais com a linha Make B., mostrando como destacam seus traços e dando dicas para a audiência. Todo o material foi cocriado por elas junto ao time da W3haus, com liberdade nas escolhas dos produtos, ângulos e filmagem dos tutoriais que exaltam alguns dos diversos tipos de traços que podem ser encontrados na rica composição étnica brasileira.

Nossa operação é focada em escuta social e na movimentação das redes, e os padrões de beleza impostos pela sociedade são fonte de discussão e aprendizado contínuo. Vimos aí um ganho para debater um assunto importante que precisa de visibilidade. Colocamos as lentes do amor de Boticário para dizer para nossa comunidade que a beleza está na diversidade”, ressalta Natália Fava, Diretora de Criação da W3haus.