Árvore da Vida no palco, mostrando os seus frutos. A arte e a cultura que transforma vidas, traz esperanças e amplia horizontes.
A FCA – Fiat Chrysler Automobiles está em festa. Desta vez não é por conta de um novo lançamento na sua linha de veículos, mas pela comemoração dos 15 anos do projeto social Árvore da Vida, há dois anos transformado em instituto (IAV), e que mudou a realidade social do Jardim Teresópolis, região localizada em frente ao Polo Automotivo Fiat, em Betim. Para celebrar esta marca e os resultados do projeto, a montadora promoveu nesta quarta feira, 23 de outubro, o espetáculo “Por Isso Que Eu Canto” no Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte.
Em única apresentação, 47 adolescentes do Árvore da Vida, juntamente com o grupo de teatro Ponto de Partida, deram voz a 15 músicas, entre elas "No Balanço do Balaio" de Vander Lee; “Só Eu Sou Eu” de Marcelo Jeneci; e “Baila Comigo” de Rita Lee, foram apresentadas num espetáculo coreográfico impecável. Os ensaios se estenderam por cinco meses e foram coordenados por Regina Bertola, diretora e criadora do Ponto de Partida. “O espetáculo foi concebido para falar deles. Quem são, de onde vêm, o que sentem, com o que sonham, por que é vital conquistarem uma voz. O roteiro musical funciona como um texto dramático e as letras são essenciais para que o público perceba a história que se apresenta”, explica.
O Árvore da Vida, que iniciou como um projeto orientado e assistido pela FCA, hoje está consolidado e cresce de forma autônoma. E toda essa trajetória do Instituto e dos moradores do Jardim Teresópolis está retratado no musical deste 23 de outubro. “Promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região sempre fez parte do nosso objetivo e, mais do que investimento em educação, é um investimento nas pessoas, que são protagonistas de toda a história que o musical conta”, diz Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina.
Para Luciana Costa, coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina, o engajamento da comunidade tem sido fundamental para a conquista desses resultados, que refletem o desejo por um mundo melhor. “O Árvore da Vida se traduz em um diálogo muito franco e próximo entre a comunidade e empresa, que entende seu papel de contribuir com o desenvolvimento social. Completar os 15 anos é um marco muito significativo e esse é um momento de alegria e celebração coroado pelo espetáculo”, destaca.
Sobre o Instituto Árvore da Vida (IAV)
Em 15 anos, o Árvore da Vida beneficiou mais de 22 mil moradores da região do Jardim Teresópolis, com atividades socioeducativas, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento comunitário. O salto obtido no índice de aprovação escolar de alunos que participam do Árvore da Vida é um dos indicadores do sucesso da iniciativa. O índice, que era de 71% em 2004, chegou a 96% em 2018. A mesma conquista foi percebida no que se refere à permanência na escola. Em 2004, 84% dos alunos do projeto frequentavam a escola. Em 2018, esse percentual atingiu 100%. Além disso, os adolescentes que participam ou participaram do Árvore da Vida têm 3,6 vezes mais chance de continuar a estudar e uma probabilidade 4,8 vezes maior de se formar num curso superior. Em 2019, 680 adolescentes de 11 a 16 anos participam das oficinas de violão, percussão, canto coral e formação humana, ministradas por oito formadores das áreas de Música e Psicologia.