Logo Logo Logo Logo Logo

Seja bem-vindo, Instituto DataRaça

Entidade coordenada pelo ativista Maurício Pestana (direita) e pelo publicitário André Torretta, nasce em São Paulo com o propósito de atuar na promoção do letramento racial nas empresas, além das tradicionais pesquisas quantitativas e qualitativas

Divulgação

André Torretta (esq.) e Maurício Pestana, sócios à frente da entidade DataRaça

No último dia 13 de maio, foi lançado em São Paulo o Instituto DataRaça Pesquisa, Consultoria e Conhecimento, empreitada do ativista e escritor, Maurício Pestana, e do pesquisador e publicitário, André Torretta. A entidade veio ao mundo com o propósito de atuar na promoção do letramento racial das empresas, além é claro, de realizar os tradicionais trabalhos de pesquisas quantitativas e qualitativas.

Diante desse novo mundo que existe hoje, se uma empresa estiver com problemas para entender as questões e falar sobre isso, nós podemos ajudar no letramento dessas pessoas. Já temos alguns trabalhos sendo feitos e percebemos que o mercado está muito interessado nesse tipo de produto”, explicou Torretta, sócio do DataRaça.

Focado no combate ao racismo estrutural, o Instituto iniciou suas atividades com uma importante parceria com a Revista Raça – existente no Brasil há mais de 25 anos. “Temos um volume grande de dados e informações divulgados pela revista ao longo desses anos, e a ideia é transformar tudo isso em um acervo”, contou Torretta.

O DataRaça possui outra frente de coleta de informações. Por meio de antenas de comunicação, será possível coletar dados de várias partes do Brasil. “Temos o diferencial também de termos acesso a comunidades do país por meio de 1,5 mil antenas. Podemos ajudar as empresas a coletarem dados de muitos lugares”.

A primeira pesquisa a ser divulgada – parte de uma série trimestral – irá mostrar as percepções a respeito da necessidade de inclusão racial, a fim de despertar na sociedade brasileira atitudes antirracistas.