Divulgação / LinkedIn
“Estou muito animada em assumir a Presidência Global do WIN, que em pouco tempo já mostrou resultados práticos para a empresa. A nossa missão é liderar pelo exemplo, para apoiar a NCR a se tornar um lugar diverso, inclusivo e equitativo para que mulheres prosperem e tenham sucesso”, ressalta Ana.
Ana Bertuzzi, Vice-Presidente Jurídica da NCR para América Latina e Região Ibérica, acaba de assumir também a liderança global do WIN – Woman in NCR. O Grupo é um comitê interno formado por mulheres cujo objetivo é facilitar o desenvolvimento profissional das colaboradoras da NCR ao redor do mundo.
Atualmente, o WIN conta com 227 inscritos ao todo só no Brasil – sendo 54% mulheres – enquanto no WIN Global contempla 28 países e são mais de 3 mil membros. “A NCR é uma multinacional americana centenária, que emprega mais de 38 mil pessoas no mundo inteiro. Queremos capacitar as mulheres para que elas cheguem mais rápido nas posições de liderança”, explica Ana.
De acordo com a executiva, o Grupo WIN está totalmente alinhado com o propósito da NCR e seus compromissos com a cultura ESG, mas é totalmente independente para implementar iniciativas ao redor do mundo.
Alinhado a esses valores, o projeto desenvolve diversas iniciativas de responsabilidade social, como por exemplo, a recente doação de materiais escolares para o CEI Maria Carolina de Jesus, que ensina mais de 200 crianças em São Paulo; a doação de kits com produtos para o autocuidado da mulher e higiene básica para o CEAMO – Centro de Referência e Apoio à Mulher, que acolhe mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social; e diversas outras ações fora do WIN também em apoio ao combate à fome.
O WIN também criou um programa completo de mentoria para as colaboradoras, com 16 unidades, visando o crescimento da cultura de liderança feminina dentro da companhia.
Os resultados do programa em 2021 foram animadores. Além de ações expressivas de impacto social, com 552 famílias impactadas, painéis profissionais, palestras por meio da iniciativa “WIN Talks” e workshops, houve dois ciclos de mentorias, que contaram com 15 mentoras e 33 mentorados.
Para 2022, mais do que dar continuidade às iniciativas atuais, o Grupo pretende focar no engajamento da comunidade por meio do foco na educação e em construir ações de quebra do preconceito contra as mulheres.
Recentemente, a NCR Brasil recebeu o “Selo Paulista da Diversidade”, concedido pela Secretaria Paulista da Diversidade do Governo do Estado de São Paulo. O selo reconhece e reforça os esforços da companhia em promover a Inclusão e difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho. “A cultura inclusiva da NCR é um comprometimento diário, adotamos políticas internas de valorização da Diversidade para todos os colaboradores. O selo é resultado do engajamento e liderança das nossas equipes, que juntos transformamos e compartilhamos deste valor”, conta Ana Bertuzzi.
A NCR Brasil continuará a desenvolver ações que promovam a Diversidade e a Igualdade.
“Estou muito animada em assumir a Presidência Global do WIN, que em pouco tempo já mostrou resultados práticos para a empresa. A nossa missão é liderar pelo exemplo, para apoiar a NCR a se tornar um lugar diverso, inclusivo e equitativo para que mulheres prosperem e tenham sucesso”, ressalta Ana.
Ana Bertuzzi atua na NCR há seis anos. Com uma trajetória profissional que já soma mais de 15 anos de experiência em Negócios e Corporações, a profissional tem em seu currículo passagens por Bank of America, Menezes e Lopes Advogados, Edinfor e CGI. Ela é advogada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com pós-graduação em Leis Corporativas pelo IBMEC.