A chegada de lockers de autoatendimento para envio e recebimento de encomendas é uma boa notícia para o consumidor que costuma comprar no e-commerce, mas enfrenta problemas para receber a mercadoria porque o local em que mora é considerado área de risco ou por não poder ficar em casa à espera da entrega. Sem contar que, atualmente, muitos condomínios estão implantando as portarias eletrônicas, inviabilizando o recebimento de encomendas.
Uma das empresas que estão atuando neste segmento é a NewPost, totalmente brasileira e começou a operar em 2018. Para falar sobre este novo serviço, a jornalista Angela Crespo conversa com Olegas Orlovas, sócio-fundador e estrategista da empresa. Ele é o convidado do programa Consumo em Pauta.
“Trouxemos um serviço, que já é bem utilizado na Europa e nos Estados Unidos, por revolucionar o mercado de logística. É uma solução prática e econômica, que facilita o dia a dia daquelas pessoas que não têm disponibilidade de receber ou buscar suas compras em um lugar específico ou em horário comercial”, explica Orlovas.
Os lockers da NewPost funcionam tanto para receber encomendas como para enviar e podem ser acessadas por empresas e pelo cidadão que precisam fazer algum despacho ou receber algum produto, com comodidade, sem enfrentar filas, com autoatendimento e inclusive em horários fora do expediente de trabalho, uma vez que são alocados em diferentes locais com grande movimentação de pessoas, como por exemplo shoppings, lojas comerciais, etc. Ele já está presente em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A NewPost já firmou parcerias com lojas como Leroy Merlin, Best Center e Cobasi. O consumidor que comprar online nestes estabelecimentos já podem fazer a retirada de sua encomenda nos lockers que escolher, pagando apenas o frete já determinado na hora da compra.
Se quiser, e houver esta possibilidade com e-commerce, pode fazer o pagamento do frete diretamente nos lockers, sem a necessidade de cadastro prévio. O sistema de pagamento é baseado no modelo pay-per-use - pague pelo uso, em tradução livre. “Para quem quer enviar uma encomenda, faz o cadastro no locker pela tela disponível na parte da frente e não precisa de caixas ou etiquetas para embalar o produto. A própria máquina emite a etiqueta de remessa e, quando a gaveta é aberta, ele encontrará embalagem para colocar o item e anexar a etiqueta já impressa pelo sistema. Daí, é só colocar na gaveta”, explica Orlovas.
Para saber mais, acesse a Rádio mega Brasil Online nesta segunda-feira (14/10), às 16 horas. Reapresentações na terça, ás 9 horas, e na quarta, às 19 horas, em www.radiomegabrasilonline.com.br. Acompanhe também a íntegra da entrevista, em vídeo, na TV Mega Brasil, nosso canal no Youtube.