Logo Logo Logo Logo Logo

Pesquisas acadêmicas e os impactos provocados em sua comunidade

No programa desta terça-feira, vamos reprisar a conversa de Rose Campos com o Prof. Dr. Marcos da Silva e Silva coordenador de pesquisas e a estudante de jornalismo Júlia Dal Bello, integrantes da ESPM, para falar sobre o grupo de pesquisa social de desenvolvimento socioambiental da ESPM. Não perca, a partir das 10h, na Rádio Mega Brasil Online.

O Prof. Dr. Marcos da Silva e Silva coordenador de pesquisas e a estudante de jornalismo Julia Dal Bello, integrantes da ESPM, são os convidados essa semana

A sua semana já começa ao som de muitos ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

No mês comemorativo ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho), o programa ecos do meio conversa com a universidade local sobre Pesquisas acadêmicas e os impactos provocados em sua comunidade, com o Prof. Dr. Marcos da Silva e Silva coordenador de pesquisas e a estudante de jornalismo Júilia Dal Bello, integrantes da Escola Superior de Propaganda e Marketing-ESPM.

Em um momento ímpar de nossa história global todas as pesquisas levantadas nesse período - 2020 e 2021- são fundamentais para que possamos traçar um perfil social, que surge ou é intensificado por essas mudanças. Uma dessas pesquisas foi orientada pelo Grupo de Pesquisa Social do Centro de Desenvolvimento Socioambiental da ESPM no ano letivo de 2021: ‘Negócios de Impacto Social Coordenados por Empreendedores Negros - que teve como objetivo central descobrir os determinantes econômicos e sociais desse grupo de estudo; os objetivos que esse empreendedorismo visa atender e quais se identificam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS e, portanto, com uma agenda 2030.

Segundo a pesquisa, grande parte desse grupo ingressa no empreendedorismo por necessidade de sanar, inclusive, uma das 17 metas dos ODS. Porém, ‘sem muito conhecimento sobre a importância do planejamento e cumprimento de uma agenda socioambiental ou de suas metas’, comenta o professor, acrescentando ainda, que ‘dificuldades de crédito e de visibilidade são desafios históricos enfrentados por esses empreendedores’.

Outro ponto que chamou a atenção dos alunos durante a realização da pesquisa e posterior a ela foi em relação ao número de mulheres à frente dos negócios e a necessidade de conhecimento e de ferramentas tecnológicas. ‘Hoje a continuidade dessa pesquisa, por mim’, diz Júlia, ‘visa justamente esse ponto, ou seja, propiciar conhecimento tecnológico às mulheres’.

Sendo assim, a partir dessa pesquisa, para o seu coordenador Marcos da Silva, nasce o sentimento de esperança de que muita coisa precisa ser feita e, para a discente Júlia Dal, além da esperança o sentimento de capacidade de desenvolvimento a partir do pensamento crítico, pois, segundo ela, a pesquisa é uma maneira de se fazer um recorte da sociedade e ‘entender uma pequena parcela que explica muito sobre o contexto que estamos inserido e, com isso, podemos criar políticas públicas que atendam a esses grupos subalternizados’.

A pesquisa foi coordenada pelos professores: Fernando Jorge, Marcus Nakagawa e Marcos da Silva e pelos alunos: Isadora Zuccolotto, Leticia Filardi, Luiza Guimarães, Lívia Halpern, Pedro Sales e Pedro Vedovato e contou com a parceria de: Ecos do Meio, Feira Preta, Preta Hub, Neabi, 99jobs.com e Reafro, além da contribuição da empresa JRDiesel na figura de Geraldo Rufino.

O programa em vídeo já está disponível


O programa Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil