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Virta lança Index 360º

Agência desenvolve índice exclusivo para mensurar impacto da comunicação nas marcas. De acordo com Victor Ribas (foto), Supervisor da área de Análises Estratégicas, o Index 360º surgiu da necessidade de ter uma alternativa à prática comum adotada no mercado

Divulgação / LinkedIn

“Este é um dos grandes desafios para quem atua com Comunicação: encontrar uma forma de medir quantitativamente e qualitativamente uma divulgação, sobretudo em múltiplas plataformas. Por isso, estudamos e implementamos fatores para uma análise muito mais abrangente e aprofundada, oferecendo uma visão mais assertiva do impacto de uma publicação”, afirma Victor Ribas, Supervisor da área de Análises Estratégicas da Virta.

Após um profundo estudo de mercado, a Virta – agência especializada em soluções de comunicação corporativa – desenvolveu o Index 360º, uma solução exclusiva para análise de exposição na imprensa e redes sociais, baseado em fatores de alcance sobre os stakeholders e convencimento em relação à marca.

De acordo com Victor Ribas, Supervisor da área de Análises Estratégicas da Virta, o Index 360º surgiu da necessidade de se ter uma alternativa à prática comum adotada no mercado – de basear suas métricas de mensuração de resultados apenas em fatores como centimetragem, pageviews e interação com posts. “Este é um dos grandes desafios para quem atua com Comunicação: encontrar uma forma de medir quantitativamente e qualitativamente uma divulgação, sobretudo em múltiplas plataformas. Por isso, estudamos e implementamos fatores para uma análise muito mais abrangente e aprofundada, oferecendo uma visão mais assertiva do impacto de uma publicação”, afirma.

Para analisar determinada divulgação na imprensa, por exemplo, o Index 360º leva em consideração, dentro do fator de “Alcance”, critérios como área, jornalista, público e localização editorial. Já para o fator “Convencimento”, utiliza aspectos como fontes, área útil, relevância do tema, reputação do veículo, entre outros. A análise de exposição em canais digitais também considera itens diferenciados como engajamento, réplicas, hora da publicação, fontes e outros.

Ribas explica ainda que os fatores adotados na metodologia do Index 360º - “Alcance” e “Convencimento” – indicam mais claramente as chances de a marca ter sido vista e de ter as oportunidades de convencimento do público. “Geramos uma nota com base nos pontos atribuídos a cada fator observado na publicação. Essa nota representa de maneira muito mais condizente os KPIs do que simplesmente considerar o impacto financeiro daquilo que seria um anúncio publicitário, seja no caso de um trabalho pontual ou permanente, onde se pode fazer, inclusive, uma série histórica que dá margem a várias comparações e análises adicionais”.

Além de oferecer uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados, o índice ainda se mostra estratégico para o direcionamento e adequação do brand awareness, apontando oportunidades, indicando tendências e gerando insights para novos negócios e abordagens.