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O futuro do trabalho

Pesquisa realizada pela ServiceNow com trabalhadores do Brasil e do México revela que as pessoas estão satisfeitas com o home office. O levantamento aponta excesso de tarefas rotineiras no dia-a-dia e, ainda, que há espaço para o crescimento do uso de Inteligência Artificial

Divulgação

“Os resultados desta pesquisa oferecem um recorte no espaço de experiência do funcionário, que está se tornando cada vez mais importante para empregadores e KOLs em meio à volatilidade do mercado de trabalho no Brasil e globalmente”, explica Katia Ortiz, Country Manager da ServiceNow no Brasil.

Depois de dois anos de pandemia de Covid-19, qual o seu nível de satisfação com o retorno ao escritório? Como o uso de tecnologias vem facilitando o seu trabalho híbrido? Essas são algumas das perguntas que foram respondidas na pesquisa “O Novo Mundo do Trabalho”, realizada pela ServiceNow, a qual detalha as percepções do trabalhador diante do home office, trabalho híbrido e retorno ao escritório.

A pesquisa foi realizada pela área de Data & Intelligence da Edelman América Latina em março de 2022, com 1.500 pessoas que trabalham em escritórios no Brasil e no México, e revelou o que o “futuro do trabalho” significa para os funcionários dos dois maiores países da América Latina.

 

Satisfação marca os dois mercados

Entre os principais resultados da pesquisa, alguns chamaram a atenção pela similaridade entre os dois países. Um exemplo foi que, tanto trabalhadores brasileiros (79%), quanto mexicanos (71%), estão satisfeitos com seus empregos atuais – situação que aumentou com o trabalho remoto. A grande maioria (8 em cada 10, em ambos os países) não querem mudar de emprego dentro do próximo ano – número considerável quando se olha para o cenário recente da grande demissão nos EUA, tendência global que vem resultando na demissão voluntária de milhões de trabalhadores que se dizem insatisfeitos com o seu trabalho.

Nos dois países, 7 em cada 10 funcionários de escritório estão trabalhando de casa por, pelo menos, dois dias na semana. Para 61% dos brasileiros, o home office melhorou a satisfação com o trabalho, enquanto que para 88%, sua produtividade está igual ou melhor do que no escritório físico. Já no México, são 59% e 91%, respectivamente.

Os resultados desta pesquisa oferecem um recorte no espaço de experiência do funcionário, que está se tornando cada vez mais importante para empregadores e KOLs em meio à volatilidade do mercado de trabalho no Brasil e globalmente”, explica Katia Ortiz, Country Manager da ServiceNow no Brasil.

 

Retorno ao escritório

Enquanto 82% dos entrevistados consideram que seu empregador está preparado para o retorno ao escritório, apenas 33% dos funcionários de escritório se sentem completamente à vontade para voltar imediatamente ao trabalho no local. Mais da metade dos brasileiros (66%) sente ansiedade em voltar ao trabalho presencial. No México, apesar de 79% da população afirmar que consideram que sua empresa esteja preparada para o retorno ao trabalho presencial, apenas 32% se considera preparada para a volta.

O levantamento revelou ainda uma série de tendências que devem influenciar o futuro do modo de vida do trabalhador frente ao “novo normal”. A Tecnologia é um fator-chave de produtividade e satisfação no trabalho. As tecnologias de comunicação são as mais adotadas, enquanto a satisfação é alta com aplicativos de comunicação, colaboração, RH e gerenciamento de trabalho. A adoção tecnológica varia de acordo com o setor, e a satisfação com as tecnologias varia de acordo com a faixa etária.

Embora a maioria dos trabalhadores de escritório considere seu trabalho significativo, apenas metade do tempo é gasto com tarefas importantes. De acordo com a pesquisa, o brasileiro dedica 48% e o mexicano compromete 40% do seu tempo com tarefas de rotina, como lidar com TI ou problemas de internet, acessar dados de RH, ou até mesmo, serviços manuais que poderiam ser digitalizados. São sete horas por semana gastas com isso no Brasil, enquanto no México, são cinco. Reduzir essas tarefas tem impacto positivo em sua produtividade e satisfação para 85% dos entrevistados no Brasil, e para 90% dos entrevistados no México.

 

Inteligência Artificial deve crescer

Outro dado que une Brasil e México diz respeito à utilização de Inteligência Artificial no trabalho. Enquanto 95% dos brasileiros esperam que a tecnologia ajude a reduzir trabalhos operacionais no futuro, 81% dos mexicanos acreditam que há baixa adoção de tecnologias de IA, pois apenas 24% dos trabalhadores já utilizam Inteligência Artificial no trabalho – mostrando o potencial para que a tecnologia amplie sua influência e ganhe espaço nos escritórios pelos próximos anos.

A IA foi apontada como a responsável por proporcionar mais tempo livre ao trabalhador (65% no Brasil e 67% no México), além de oferecer rastreamento de progresso mais efetivo e com menos erros, o que gera menos stress ao funcionário. Chatbots, tarefas de rotina automatizadas, backups de computadores e e-mails são as aplicações de IA mais utilizadas até hoje.