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Nama abraça causas de impacto positivo

Agência formada exclusivamente por mulheres, a Nama, agência fudada por Karen Hofstetter (foto) e Daniela Szwarc, soma trabalhos feitos para ONU, Instituto Update e Malwee e se destaca por comunicar ações de educação em saúde, paridade de gênero e sustentabilidade

Divulgação

Karen Hofstetter, fundadora da Nama.

A Nama, agência de estratégia e comunicação focada em causas sociais e ambientais, assumiu recentemente a direção criativa na comunicação do projeto NuestrasCartas.org, uma iniciativa da ONG Instituto Update e da fundação FES Chile que documenta e acompanha a participação das mulheres na constituinte chilena, a primeira com paridade de gênero no mundo. O projeto tem como objetivo convidar a população a refletir: afinal, o que muda no mundo quando as mulheres ocupam os espaços de poder?

Além de estar diretamente conectado ao propósito da agência, o projeto tem forte aderência à cultura da empresa, que é formada exclusivamente por um time de mulheres. Fundada pela dupla brasileira de criação Karen Hofstetter e Daniela Szwarc, a Nama tem como foco as causas sociais e ambientais, cujo principal propósito é apoiar as organizações na comunicação para a educação, o engajamento e a transformação social.

Uma das cases mais recentes da Nama é o lançamento da Des.a.fio, primeiro moletom da Malwee fabricado a partir de fios reciclados. A agência está à frente de toda a estratégia do lançamento, desde o conceito, branding, passando pela ação de marca até a campanha de ativação e o evento de lançamento, e traz o consumidor para o centro da discussão sobre o destino dos resíduos da moda.

Estabelecendo uma dinâmica de troca em vez de venda, a agência criou O moletom que não pode ser comprado, montou na Avenida Paulista uma instalação com 3 metros de pilha de roupa que chamava atenção para o problema no dia da reciclagem (17 de maio) e convidou as pessoas a levarem 5 peças usadas para trocar pelo moletom. A mostra foi vista por mais de 2 mil pessoas, e cerca de 8 mil peças foram doadas.

Conscientizar e mudar hábitos do consumidor é uma tarefa desafiadora e importante da comunicação”, explica a diretora criativa da Nama, Karen Hofstetter. “Acreditamos na responsabilidade que pequenas e grandes corporações têm para investir em soluções de impacto socioambiental e também na comunicação estratégica que conscientiza, que inclui, que educa. Nossa meta é comunicar com alcance social, focada no impacto positivo”.

A agência também está atenta à responsabilidade de comunicar de forma clara e com senso crítico em um contexto no qual há uma profusão de informações pouco confiáveis em circulação. Por isso, para cada projeto, é criado um time com especialistas em diversas áreas além da comunicação, o que permite uma multiplicidade de olhares. No caso da Malwee, por exemplo, a agência convidou para completar o time a consultoria de impacto social Think Eva e a consultoria de impacto ambiental Marina Colerato.

Karen Hofstetter e Daniela Szwarc se conheceram em 2020, durante uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU). Os trabalhos das comunicadoras foram selecionados e utilizados em hospitais de diversos países para conscientizar as populações sobre os hábitos de higiene no início da pandemia da COVID-19. Foi a partir dessa parceria que nasceu a Nama, que trabalha com a multiplicidade de olhares para agregar empresas e pessoas engajadas que tenham o mesmo propósito como meta.