Logo Logo Logo Logo Logo

Por um mercado de trabalho mais colorido

Por meio do projeto “#Pride Skill”, a P&G se junta à plataforma eduK e à Casa Chama para apoiar, democratizar e oferecer mais oportunidades para o desenvolvimento profissional focado na comunidade LGBTI+, espelhando na sociedade uma realidade de Diversidade e Inclusão

Divulgação / LinkedIn

"Entendemos que a capacitação é um dos principais meios de inclusão de profissionais qualificados para as vagas de emprego, assim como precisamos, cada vez mais, criar oportunidades efetivas”, afirma Marjorie Teixeira, Diretora Sênior de Comunicação da P&G Brasil e América Latina e Líder de E&I.

A P&G, uma das maiores multinacionais de bens de consumo do mundo, por meio de seu projeto “#Pride Skill”, se uniu à plataforma eduK e à instituição Casa Chama com o propósito de apoiar e fortalecer a comunidade LGBTI+ na busca de espelhar na sociedade uma realidade de Diversidade e Inclusão, reforçando a importância do Orgulho LGBTI+.

A iniciativa atua em três frentes de apoio para democratizar acessos e promover o desenvolvimento e a ascensão das pessoas da comunidade LGBTI+. Com a Casa Chama, a P&G realiza a doação de 2 toneladas de alimentos, a fim de contribuir para a segurança alimentar da comunidade trans. Ao todo, 1.000 pessoas serão impactadas, recebendo, além dos kits de alimentação artigos destinados à saúde e kits de higiene pessoal.

Já com a eduK, estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes online gratuitos, através de trilhas de conhecimento em diversos segmentos, com acessos ilimitados, até o final do ano, contribuindo com a inclusão de profissionais da comunidade LGBTI+ no mercado de trabalho.

A fim de estimular o desenvolvimento integral, por meio da Fundação Amor Horizontal, a P&G ainda inaugura três centros de inclusão digital em ONGs de São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus. Cada organização recebe uma sala totalmente equipada, facilitando o acesso aos cursos, além de outras aulas e atividades com mais qualidade.

Segundo pesquisa da UFMG e Unicamp, em 2021, 21,6% das pessoas da comunidade LGBTI+ estavam desempregadas, enquanto o índice total no Brasil é de 12,2% - segundo o IBGE. E de acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, em média, as pessoas desse grupo são expulsas de casa aos 13 anos e, dada à dificuldade de se inserir no mercado de trabalho, 90% dos travestis e transexuais acabam encontrando na prostituição sua única fonte de renda. Por isso, a P&G, por meio do movimento “#Pride Skill”, atua para fazer parte da transformação dessa realidade.

A população trans é a mais vulnerabilizada no Brasil. 90% não está no mercado formal de trabalho. Ações como esta da P&G ajudam a dar acesso à segurança alimentar e a garantir dignidade”, reforça Matuzza Sankofa, representante da Casa Chama.

Começamos o movimento ‘#Pride Skill’ gerando uma onda de orgulho e movimentando o mercado de trabalho para a construção de espaços mais seguros e inclusivos, mas para evoluirmos na direção de uma mudança positiva, temos que apoiar as pessoas em todo o seu desenvolvimento, garantindo a segurança alimentar e acessos. Entendemos que a capacitação é um dos principais meios de inclusão de profissionais qualificados para as vagas de emprego, assim como precisamos, cada vez mais, criar oportunidades efetivas”, afirma Marjorie Teixeira, Diretora Sênior de Comunicação da P&G Brasil e América Latina e Líder de E&I.

A parceria entre eduK e P&G reforça uma atuação conjunta voltada à inclusão produtiva, ajudando a resolver os débitos do passado, por meio do estímulo à geração de renda e educação. Estamos muito felizes em nos juntarmos à P&G no movimento ‘#PrideSkill’, que reforça nossa atuação voltada aos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável, dentre eles, a redução das desigualdades e educação de qualidade”, indica Ivan Pereira, Vice-Presidente da eduK.

Com o intuito de facilitar e promover a entrada no mercado de trabalho, promover uma imersão rápida na área escolhida e desenvolver novas habilidades e conhecimentos para os profissionais, estão disponíveis mais de 10 cursos focados em hair stylist, barbearia, moda, saúde, fotografia, entre outros temas, conectados à atuação das marcas da P&G. Para aqueles que desejam garantir acesso aos cursos, basta realizar o cadastro pelo site e iniciar as capacitações profissionais. Os cursos têm duração de seis meses de acesso ilimitado.

 

Sobre o “Pride Skill”

O movimento “#PrideSkill” nasceu com o propósito de facilitar a busca por profissionais LGBTI+, encorajando-os a incluírem “Pride” como uma competência em seu perfil profissional no LinkedIn. A iniciativa, lançada em 2021, conta com o apoio do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e foi desenvolvida em parceria com a agência de publicidade Grey Brasil. Mais de 75 mil pessoas foram impactadas positivamente pela ação, e cerca de 108 empresas apoiaram a campanha.

A P&G sempre levantou a bandeira do Orgulho através do pilar interno, o GABLE, e sentimos a necessidade de reforçar essa questão, uma vez que a comunidade LGBTI+ também foi duramente atingida na pandemia, assim como outros grupos. O nosso objetivo é fazer a diferença real na vida das pessoas e seguiremos desenvolvendo ações para que todos possam prosperar, afinal, quando a inclusão acontece, muitas vidas mudam positivamente. Não só das pessoas empregadas, como também das empresas que ganham um time mais coeso, com uma pluralidade de visões que só têm acrescentar para o trabalho e para a sociedade”, relata Guilherme Bittar, líder do pilar GABLE, da P&G Brasil