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Relações Públicas crescem no Brasil

Segundo a professora Paula Barros (foto), Coordenadora do curso de Relações Públicas da FECAP, a área de RP vem crescendo no país nos últimos tempos, e tal crescimento está sendo impulsionado pelos influenciadores digitais

Divulgação

O profissional de Relações Públicas é o responsável pela gestão de imagem das empresas. Para isso, planeja a comunicação institucional e as estratégias de relacionamento com públicos internos e externos das organizações.

De acordo com dados divulgados pela Nielsen Media Research, o Brasil possui hoje mais de 500 mil influenciadores digitais – um número muito superior aos 374 mil dentistas e 455 mil engenheiros civis, ou mesmo quase igual aos 502 mil médicos existentes no país, por exemplo.

E segundo a Coordenadora do curso de Relações Públicas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Paula Barros, esse crescimento tem movimentado, também, a área de Relações Públicas no país. Para a especialista, o mercado hoje entende o influenciador como uma mídia. Desta forma, as marcas os procuram como um meio para divulgar seus produtos e serviços.

Os influenciadores digitais são uma nova mídia importante para o relacionamento com públicos e ampliaram nossas possibilidades de comunicação. As Relações Públicas cresceram e estão crescendo, impulsionadas, principalmente, pelas novas possibilidades de interação proporcionadas pela comunicação digital”, opina Paula.

Para ela, as marcas preferem influenciadores mais espontâneos e orgânicos, que são capazes de contar a história do jeito deles. Esse tipo de diferencial gera mais valor e identificação dos públicos.

No âmbito das Relações Públicas, que valoriza a comunicação espontânea e de informação pública, é mais difícil esse tipo de trabalho, pois muitos querem ser pagos para mostrar ou falar de uma marca. Desta forma, para ter um espaço espontâneo, é preciso investir em muita personalidade e criatividade”, explica ela.

Segundo a professora, para grandes marcas, que precisam se comunicar com uma grande quantidade de pessoas, as empresas optam por influenciadores com uma grande quantidade de seguidores. Eles são vistos como uma mídia de massa e, portanto, cobram caro por um espaço em suas redes. Para marcas menores, ou com campanhas mais dirigidas e com mais conteúdo, micro influenciadores funcionam melhor. 

A educadora lembra ainda que, recentemente, surgiram memes quando a influenciadora Bianca Andrade – conhecida também como “Boca Rosa” – mostrou a forma como lida com as redes sociais. Mas é exatamente desta forma que a Comunicação entende ser possível se manter atrativa e interativa nas mídias sociais.

É preciso investir em planejamento, pautas, mensuração, estudo de públicos. É um trabalho complexo, sério, árduo, por isso, indico buscar cursos de Comunicação, como Relações Públicas e Publicidade, para compreender como transformar suas mídias sociais em algo lucrativo a longo prazo”, finaliza Paula.

 

Relações Públicas

O profissional de Relações Públicas é o responsável pela gestão de imagem das empresas. Para isso, planeja a comunicação institucional e as estratégias de relacionamento com públicos internos e externos das organizações. Por lidar com uma área que está em constante mudança, é importante que o profissional esteja sempre apto a atualizar-se.

O profissional de Relações Públicas é valorizado pelas empresas por conta de sua flexibilidade e ampla área de atuação. O RP pode trabalhar em diversas áreas, como Comunicação Interna, Comunicação Governamental, Organização de Eventos, Planejamento de Comunicação, Comunicação com Imprensa e Influenciadores, Marketing, Comunicação Digital, entre outras funções.