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Diversidade LGBTQIA+ nas empresas

Consultoria global LLYC divulgou recentemente relatório que mostra como as empresas se posicionam em relação às questões de Diversidade LGBTQIA+. O estudo se baseou em três anos de conversas mapeadas das empresas e de seus CEOs nas redes sociais

Divulgação / LinkedIn

“Uma pesquisa recentemente divulgada pela Great Place To Work (GPTW) informa que apenas 8% das lideranças das empresas são LGBTQIA+. Quando cruzamos os dois estudos, percebemos que há, até mesmo, uma lacuna entre representatividade e presença que pode e precisa ser preenchida, se queremos promover um ambiente de trabalho e uma sociedade inclusivos e diversos. É assim, também, em meu papel de líder LGBTQIA+ que contribuo para esse posicionamento e discussão, compartilhando com vocês este estudo”, escreveu Thyago Mathias, Diretor-Geral da LLYC Brasil, em uma postagem no LinkedIn.

A LLYC, consultoria global de comunicação e assuntos públicos, é fortemente comprometida com a questão da Diversidade em todas as suas dimensões, especialmente no que concerne à esfera LGBTQIA+. E sob esta premissa, a equipe global de Deep Learning da companhia realizou um estudo que, durante os últimos três anos, mapeou e analisou conversas de empresas e seus CEOs nas redes sociais, que foram cruzadas com conversas sociais a respeito de Diversidade LGBTQIA+ formuladas na sociedade durante os mesmo período.

O relatório “Companhias e diversidade LGBTIQ+ na conversa digital”, analisou 300 contas corporativas das 25 empresas com mais seguidores no Twitter de cada um dos 12 mercados nos quais a LLYC está presente – incluindo o Brasil. O objetivo do estudo era entender melhor como as empresas se posicionam em relação às questões de Diversidade LGBTQIA+. Será que as empresas se posicionam sobre a Diversidade somente nas datas do Pride? Será que os líderes, assim como as empresas, também se posicionam sobre o assunto? Essas foram algumas das perguntas que foram propostas durante a pesquisa e que foram respondidas no relatório.

De uma maneira geral, o estudo revelou que as empresas vêm abordando mais a questão da Diversidade, com um crescimento de 17,7% em 2020 e de 3,2% em 2021. Trata-se de algo bastante significativo, considerando o atual cenário pandêmico em que a conversa social total sobre o tema apontou uma tendência de queda de 64,4% em 2020 e 17,5% em 2021. Contudo, o estudo também mostrou que apenas 1,5% das mensagens geradas pelas marcas são proativas, reforçado pela constatação de que as lideranças ainda se mostram bastante ausentes nessa conversa, com apenas 0,2% do total de mensagens.

Uma pesquisa recentemente divulgada pela Great Place To Work (GPTW) informa que apenas 8% das lideranças das empresas são LGBTQIA+. Quando cruzamos os dois estudos, percebemos que há, até mesmo, uma lacuna entre representatividade e presença que pode e precisa ser preenchida, se queremos promover um ambiente de trabalho e uma sociedade inclusivos e diversos. É assim, também, em meu papel de líder LGBTQIA+ que contribuo para esse posicionamento e discussão, compartilhando com vocês este estudo”, escreveu Thyago Mathias, Diretor-Geral da LLYC Brasil, em uma postagem no LinkedIn.

O relatório completo do estudo “Companhias e diversidade LGBTIQ+ na conversa digital” pode ser conferido aqui.