O Gecom – Grupo de Comunicação Empresarial, integrado por Business News Online, Jornalistas Editora, Maxpress e Mega Brasil, acaba de divulgar as shortlists da edição 2019 do Prêmio Excelência e Inovação em PR – Troféu Jatobá PR.
Integrada por 40 jurados, a Comissão de Julgamento debruçou-se sobre os 142 inscritos por 43 agências nacionais e internacionais, sendo 14 delas grandes agências e 29 agências-butique. Cada case foi analisado por quatro jurados: um de grande agência, um de agência-butique, um da área corporativa e um do mercado/instituições/academia. Cada case foi julgado por quatro jurados, sendo que, para efeitos de classificação, valem as três maiores notas, descartando-se a menor. Para passar para a shortlist, a nota de corte foi 7. Abaixo dela, o case é desclassificado.
A seleção dos jurados buscou equilíbrio entre nomes das grandes agências (que a partir deste ano só julgam cases de agências-butiques), das agências-butique (que só julgam cases das grandes), das áreas corporativas das empresas e outras organizações, professores, jornalistas e profissionais de mercado. E também buscou incorporar ao grupo nomes de várias regiões do País, para que o resultado final pudesse refletir as diferentes realidades da comunicação no Brasil e na América Latina. Pelo regulamento, os jurados não poderiam julgar cases em que estivessem diretamente envolvidos ou onde houvesse conflitos de interesse. Isso foi rigorosamente observado, conforme acompanhamento de auditoria independente.
Os vencedores das 15 categorias, nos segmentos Grande Agência e Agência-Butique, serão conhecidos no jantar de premiação, marcado para o dia 02 de dezembro, no Renaissance Hotel, em São Paulo. Também serão conhecidos na festa os vencedores de Case do Ano, Agência do Ano e Agência Destaque, nas categorias Grande Agência e Agência-Butique. Reservas para o jantar, cujo valor de adesão é de R$ 450 por pessoa, podem ser feitas na Mega Brasil, pelo tel. 11-5576-5600, com Dalila Ferreira.
Comissão de Julgamento
Os 40 jurados que atuaram na edição 2019 do Prêmio Jatobá PR, em ordem alfabética, são os seguintes: Adélia Chagas (Imagem Corporativa - SP); Alessandra Fonseca (Grupo Hydro - RJ); Almir Penha de Freitas (Uffizi - RS); Carime Kanbour (Klabin - SP); Caroline Torma (Grupo RBS - RS); Celuta Utsch (Prefácio - MG); Claudio Stringari (Central Press - PR); Djane Nogueira (AD2M - CE); Ederaldo Kosa (Linhas Comunicação - SP); Eduardo Pugnali (Governo do Estado de SP); Eleni O. Gritzapis (Dow - SP); Else Lemos (Faculdade Cásper Líbero - SP); Heloísa Picos (G&A Comunicação - SP); Igor Ribeiro (Meio & Mensagem - SP); Jorge Görgen (CNH - MG); José Luiz Schiavoni (Weber Shandwick - SP); Karin Verzbickas (Fábrica Comunicação - SC); Kátia Cubel (Engenho Criatividade - DF); Kátia Militello (TW Content - SP); Leandro Conti (Consultor - SP); Leandro Modé (Itaú-Unibanco - SP); Lena Miessva (CDI - SP); Lorena Vieira (FleishmanHillard - SP); Luiz Alberto Farias (USP - SP); Marcello D’Angelo (Rede Bandeirantes - SP); Marcelo Diego (FSB - SP); Márcio Cavalieri (RPMA - SP); Marco Antonio Sabino (Prefeitura de São Paulo - SP); Marcus de Barros Pinto (Neonergia - RJ); Maria Claudia Bacci (Böwler - SP); Maria Tereza Gomes (Jabuticaba - SP); Nelson Graubart (OnArt - SP); Nemércio Nogueira (Consultor - SP); Patrícia Ávila (BCW Global - SP); Paulo Andreoli (MSLGroup - SP); Renato Delmanto (Consultor - SP); Ricardo César (Grupo Ideal - SP); Rosa Vanzela (Máquina Cohn & Wolfe - SP); Sandro Rego (Priori Comunicação - Portugal); Suely Temporal (ATCom - BA)
Os Finalistas
São os seguintes os finalistas das 15 categorias do Prêmio Inovação e Excelência em PR – Troféu Jatobá PR, em ordem alfabética de categorias e de porte das agências:
Agência Butique – Categoria Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia
Case: 100 Anos de Dorina de Gouvêa Nowill – Agência: Advice Comunicação Corporativa
Case: Ciência na mídia: o Instituto Serrapilheira – Agência: Corcovado Comunicação Estratégica
Case: O Impacto Social da Olimpíada de Matemática – Agência: Corcovado Comunicação Estratégica
Case: Publicando Sonhos – Agência: Fresh PR
Case: Global Teacher Prize: da sala de aula aos holofotes – Agência: Race Comunicação
Agência Butique – Categoria Comunicação Integrada
Case: Campanha #ImportantePrevenir - SBPC/ML – Agência: Advice Comunicação Corporativa
Case: Tem Meu Voto – Agência: Cause
Case: Estamos Juntos – Agência: Martha Becker Comunicação Corporativa
Case: Comunicação Integrada na multinacional Verallia: do planejamento à capacidade de execução – Agência: Press à Porter
Case: Fechaduras Digitais Intelbras: Chaves fazem parte da história – Agência: Trama Comunicação Ltda
Agência Butique – Categoria Comunicação Interna
Case: Atitudes Moove – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Condutores da Transformação – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Projeto Smart Location – O banco para um mundo em mudança – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Conexão Allianz Partners: Nossa força, nossa essência – Agência: Prefácio Comunicação
Case: Jornada Ardagh 2018 – Agência: Trama Comunicação Ltda
Agência Butique – Categoria Digitais / Redes Sociais
Case: Promoção Piccadilly te leva a Paris – Agência: BCBIZ
Case: Estamos Juntos – Agência: Martha Becker Comunicação Corporativa
Case: No Passo da Diversidade – Agência: Race Comunicação
Case: Programa de estágio Semear: estratégia para canais internos e externos da Citrosuco – Agência: Supera Comunicação
Case: Lançamento do Sorvete 7Belo – Agência: Trama Comunicação Ltda
Agência Butique – Categoria Evento
Case: Reflexões Piccadilly - Comunicando valores de marca – Agência: BCBIZ
Case: Comunicação Integrada - Sonic Deep Clean – Agência: Dezoito Comunicação
Case: Evento Lançamento Saucony Kinvara 9 – Agência: INK Comunicação
Case: NBA House 2019: Finais da NBA no Brasil – Agência: MPC Rio Comunicação
Case: Coletiva de imprensa do Circo da Turma da Mônica: projeto de gente grande! – Agência: Press à Porter
Agência Butique – Categoria Mídia Corporativa
Case: Feliz App Novo! - O lançamento do app de Comunicação Interna da Livelo – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Livros 60 anos Paraíba – Agência: Icone Comunicação
Case: Uma década em circulação: a mídia corporativa na construção da imagem de uma empresa – Agência: Press à Porter
Case: Desenvolvendo líderes da Votorantim Energia por meio de vivências – Agência: Supera Comunicação
Case: Portal CCR: encurtando o caminho até os colaboradores – Agência: Supera Comunicação
Agência Butique – Categoria Pesquisa
Case: #ComunicaçãoNaTransformação | Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Interna para o Banco Votorantim – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Diagnóstico de Comunicação Interna e Cultura Organizacional Seguros SURA – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Estudo Cultural Cardif – Diagnóstico Cultural e auditoria de opinião – Agência: 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Quatro anos depois: o que mudou após o primeiro diagnóstico na O-I Latam? – Agência: Supera Comunicação
Case: Renovando a energia no planejamento anual de cultura e comunicação da EDP Brasil – Agência: Supera Comunicação
Agência Butique – Categoria PR Esportes
Case: BV: transformando vidas pelo esporte – Agência: Esporte&Negócio
Case: NBA House 2019: Finais da NBA no Brasil – Agência: MPC Rio Comunicação
Agência Butique – Categoria PR Internacional
Case: Atitudes Moove – Agência - 4CO|Cappellano & Carramenha Comunicação e Cultura Organizacional
Case: Barack Obama, e-Commerce e inovação com a bandeira da educação na América Latina – Agência: VIANEWS Hotwire
Agência Butique – Categoria PR Saúde e Bem-Estar
Case: Dasa, a grande virada – Agência: Bowler
Agência Butique – Categoria PR Tecnologia
Case: Tem Meu Voto – Agência: Cause
Case: A chegada da gigante Xiaomi ao Brasil: por trás da estratégia que levou 5 mil pessoas à loja – Agência: Press à Porter
Agência Butique – Categoria Projeto especial
Case: Conexão Schurmann MaresLimpos – Agência: Advice Comunicação Corporativa
Case: Projeto Brasil do Bem - Interiorização dos Venezuelanos – Agência: INK Comunicação
Case: A chegada da gigante Xiaomi ao Brasil: por trás da estratégia que levou 5 mil pessoas à loja – Agência: Press à Porter
Case: Influenciando a viver bem – Agência: Race Comunicação
Case: Campanha de conscientização sobre a Distrofia Muscular de Duchenne – Agência: XCOM
Agência Butique – Categoria Public Affairs / Relações Governamentais
Case: Tem Meu Voto – Agência: Cause
Grande Agência – Categoria Assessoria de Imprensa e Relações com a Mídia
Case: Inteligência Artificial na Perfumaria – Agência: Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW)
Case: Crush do happn no Brasil – RP que gera resultados de negócios – Agência: JeffreyGroup
Case: Projeto Cada Passo Importa – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Case: Phone Life Balance – Agência: RPMA Comunicação
Case: Warner - A Convocação – Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria Comunicação Integrada
Case: Stop Food Waste Day – unindo forças contra o desperdício – Agência: CDI Comunicação Corporativa
Case: Carnaval OGX®: “Meu Cabelo Não” – Agência: FleishmanHillard Brasil
Case: Realizando Sonhos – Agência: RPMA Comunicação
Case: A estreia mais perfeita do ano – Agência: TV1 Brand PR
Case: Seja Digital - alto engajamento e mobilização social, a partir da integração de ferramentas de comunicação, para o desligamento do sinal de TV analógico nas regiões Norte e Nordeste – Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria Comunicação Interna
Case: John Deere On the Scene – Agência: CDI Comunicação Corporativa
Case: Aplicativo Geração SESI SENAI – Agência: FSB Comunicação
Case: Mastercard - #OrgulhodeVC – Agência: JeffreyGroup
Case: Coloque a mão na consciência – Agência: RPMA Comunicação
Case: Somos Bracell – Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria Digitais / Redes Sociais
Case: #NOS MOSTRE – DOVE – Agência: Ideal H+K Strategies
Case: Buscofem #MinhaDorImporta – Agência: Weber Shandwick
Case: EA - ação de lançamento do Battlefield V no Brasil – Agência: Weber Shandwick
Case: Puma X Aruba – Agência: Weber Shandwick
Case: Sazón Pipoca – Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria Evento
Case: Scandinavian Day e Scandinavian Way – Agência: Imagem Corporativa
Case: #PorMaisSorrisos – Agência: RPMA Comunicação
Case: A Cacau é Show! – Agência: RPMA Comunicação
Grande Agência – Categoria Mídia Corporativa
Case: Media Center Seja Digital: construindo, de forma colaborativa, a história desde o seu início – Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria PR Automotivo
Case: Raça Forte: lançamento da Nova Ford Ranger 2020 – Agência: Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW)
Case: Reforçando o compromisso da GM com o desenvolvimento da indústria brasileira
Agência: Weber Shandwick
Grande Agência – Categoria PR Internacional
Case: Oracle Executive Positioning – Agência: LLYC
Grande Agência – Categoria PR Saúde e Bem Estar
Case: Webserie Sertão de Dentro - Os desafios do diagnóstico e do tratamento do linfoma no sertão do Brasil – Agência: Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW)
Case: Coletivo Pink - Por um Outubro além do Rosa: um case de comunicação 360 – Agência: CDN Comunicação
Case: SEMPRE LIVRE®, Sempre Juntas – Agência: FleishmanHillard Brasil
Case: Projeto Cada Passo Importa – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Case: A estreia mais perfeita do ano – Agência: TV1 Brand PR
Grande Agência – Categoria PR Tecnologia
Case: Intel & Programaria por #MaisMulheresNaTecnologia – Agência: Burson Cohn & Wolfe Brasil (BCW)
Case: Phone Life Balance – Agência: RPMA Comunicação
Grande Agência – Categoria PR Varejo
Case: Aussie Miracle Curls – Agência: Ketchum
Grande Agência – Categoria Projeto Especial
Case: Coletivo Pink - Por um Outubro Além do Rosa: um case de comunicação 360 – Agência: CDN Comunicação
Case: UCB - Purple Day – Agência: Ketchum
Case: Apaixonados por Scania – Agência: LLYC
Case: Projeto Cada Passo Importa – Agência: Máquina Cohn & Wolfe
Case: Phone Life Balance – Agência: RPMA Comunicação