Logo Logo Logo Logo Logo

Suelma Rosa amplia escopo na Unilever

Executiva, que passa a responder pelas áreas de Reputação e Assuntos Corporativos na posição de Head, reforçará o propósito da companhia de engajar diferentes públicos em prol de causas que transformem positivamente a sociedade no Brasil e em toda a América Latina

Divulgação

"Temos uma jornada muito bonita pela frente e muito a conquistar. Para isso, conto com uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz. Juntas e juntos, vamos longe, tenho certeza”, afirma Suelma.

A Unilever, multinacional britânica de bens de consumo, anunciou a ampliação do escopo de Suelma Rosa, que passa a responder como Head de Reputação e Assuntos Corporativos do Brasil e América Latina. Na Unilever Brasil há pouco mais de um ano – quando ingressou para atuar como Diretora Sênior de Sustentabilidade, Governança e Assuntos Corporativos para Brasil – a executiva reforçará a presença feminina no board executivo do Brasil integrando a equipe de Liderança Global de Comunicação e Assuntos Corporativos.

Entre as novas atribuições de seu cargo, estão prestar consultoria estratégica de Comunicação e Assuntos Corporativos para a unidade de negócio de Cuidados com a Casa nas Américas, integrar o grupo de Chairwomen LatAm, liderar o engajamento multi-stakeholders no Brasil e na América Latina, além de agendas importantes – como a de Gestão de Riscos – e atuar como sponsor do Grupo de Afinidade “proUd” e do “Fundo Afrolever no Brasil”.

O desafio de olhar para mercados tão ímpares, com suas particularidades e contextos, é um mobilizador para mim. Minha expertise é criar pontes, desenvolver diálogos e gerar valor para múltiplos stakeholders. Fazer isso em um espectro maior, me enche de alegria. Temos uma jornada muito bonita pela frente e muito a conquistar. Para isso, conto com uma equipe comprometida e apaixonada pelo que faz. Juntas e juntos, vamos longe, tenho certeza”, afirma Suelma.

Ao longo de sua trajetória profissional, sempre estiveram presentes questões como Sustentabilidade Ambiental, Comércio Internacional, Direitos Humanos e Diversidade & Inclusão. Temas estes que a moldaram como uma profissional cujo propósito é conectar e engajar diferentes públicos em prol de causas que transformem positivamente a sociedade. Suelma é percebida pelo mercado como uma especialista em conectar pessoas, agendas e organizações com competência e empatia, além de ser uma profissional que provoca reflexões complexas e profundas sobre temas fundamentais e, muitas vezes, sensíveis.

Reportando-se diretamente a Annick Boyen, Head Global de Comunicação nos Mercados Mundiais, Suelma passa a liderar times baseados em países como México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru e Equador, além da região caribenha. Para gerenciar as atividades nas regiões, a executiva contará com uma equipe robusta, composta por Lilian Dorighello, Juliana Marra, Laura Bonilla, Natalia Giraud e Camila Escallon.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Suelma Rosa é doutora pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de Pantheòn, em Sorbonne, Paris. Mestre em Política Internacional e Comparada, e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), entre outras especializações. Desde 2005, coordena e leciona em programas de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior. Já atuou no Governo Federal Brasileiro, na área de Comércio e Negociações Internacionais. Liderou estratégias de Advocacy em Sustentabilidade, Mudanças Climáticas, Meio Ambiente, Infraestrutura e Compras Públicas na Sociedade Civil e nas Nações Unidas. Na iniciativa privada, trabalhou na área de Relações Institucionais da Vale, Petróleo Ipiranga e EMRC – Emerging Marketing Research & Consultancy, além da Dow Química.