Logo Logo Logo Logo Logo

ESG no Congresso Mega Brasil 2022

“Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo” é o tema da segunda mesa redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que terá Josemara Tsuruoka, Nelson Silveira (foto) e Mariana Scalzo como convidados

Divulgação

Josemara Tsuruoka, Nelson Silveira e Mariana Scalzo são os convidados da Segunda Mesa Redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Cada vez mais se faz necessário discussões sobre meio-ambiente, responsabilidade social e governança dentro do ambiente corporativo. O termo ESG (environmental, social and governance) foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Na época, os critérios de mensuração do ESG eram relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

O ESG encoraja as empresas a criarem metas e políticas corporativas que envolvem a construção de um mundo inclusivo, ético e ambientalmente sustentável, que garanta a qualidade de vida para todos. Essas diretrizes visam apenas os lucros, mas também beneficiar seus funcionários, clientes e as comunidades em que atuam, e têm sido cada vez mais adotadas pelas empresas, seja pela pressão exercida pela sociedade, seja pelo impacto positivo tanto nos negócios, quanto na reputação da empresa.

E a Mega Brasil, de olho nas tendencias do ambiente corporativo, trouxe para a pauta para a Segunda Mesa Redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil. Com o tema Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo, o painel tem lugar no dia 18 de agosto, das 14h15 às 15h30.

Josemara Tsuruoka, Gerente de Marketing Institucional da farmacêutica EMS, participa da mesa redonda. Bacharel em Relações Públicas pela Universidade de Taubaté, a profissional possui vasta experiência em Comunicação e Marketing, tendo atuado diretamente com assessoria de imprensa, gerenciamento de crise e reputação, branding, produção de conteúdo, mídias sociais, patrocínios, eventos, responsabilidade social e advertisement. Desde 2013, ela atua na Assessoria de Imprensa da EMS.

Também compõe o time da mesa redonda Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da General Motors América do Sul. Jornalista e colunista, o profissional é responsável por liderar a equipe da companhia no desafio de construir narrativas convincentes para conectar e engajar seus principais stakeholders e públicos em uma abordagem digital multicanal. Ele também é responsável pelo planejamento de estratégia digital corporativa e de marca, marketing digital corporativo, desenvolvimento de storytelling, discursos executivos e gestão de orçamento. Além de compor a equipe da GM desde 2001, Nelson também é membro do Conselho de Administração da Aberje desde julho de 2015.

Quem completa o time de convidados do painel é Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados. Com 25 anos de experiência no mercado da comunicação, a executiva atua em comunicação organizacional em grandes empresas e consultoria. Ela é especialista em desenvolvimento de estratégia para gestão, fortalecimento de reputação, posicionamento institucional, gestão de crise, relações com a mídia e comunicação interna, além de responsabilidade social e sustentabilidade. Na Arcos Dourados, a profissional atua no time de marketing desde 2021.

25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora” e marca o retorno do evento ao modelo presencial, que acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.

As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição até o dia15 de julho.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General MotorsGerdauBoxnetTrama ComunicaçãoOECIguá SaneamentoEMSEnergisaMRVSamsungSAPHotmartJanssenMcDonald’sPhilip Morris e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes CulturalABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)CONRERP 2ª Região São Paulo e ParanáABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).