Logo Logo Logo Logo Logo

Natura &Co divulga primeiro Relatório Integrado para América Latina

Relatório reúne as principais ações das quatro marcas do Grupo na região – Avon, Natura, The Body Shop e Aesop – e mostras os resultados de 2021. Segundo João Paulo Ferreira (foto), CEO da Natura &Co, o documento integra a geração de valor da companhia nos escopos Social, Ambiental, Financeiro e de Governança, ampliando o entendimento sobre desempenho

Divulgação

“Houve um aumento importante de conhecimento sobre cada um dos negócios, e isso veio acompanhado de uma atitude de colaboração. Essa curiosidade de aprender, a adaptabilidade diante das ágeis mudanças internas e externas, e a vontade de colaborar, nos permitiram descobrir que nossa atuação conjunta nos leva a um resultado melhor para o todo, maior do que a mera soma das partes”, conta João Paulo Ferreira, CEO do Grupo Natura &Co na América Latina.

O Grupo Natura &Co divulgou recentemente seu primeiro “Relatório Anual Integrado Para a América Latina”, com informações detalhadas sobre as operações da Avon, Natura, The Body Shop e Aesop ao longo de 2021 na região.

No documento, o CEO do Grupo Natura &Co na América Latina, João Paulo Ferreira, explica que em 2021 a companhia deu continuidade à integração entre suas quatro marcas, acelerando principalmente as sinergias entre Natura e Avon na região. “Houve um aumento importante de conhecimento sobre cada um dos negócios, e isso veio acompanhado de uma atitude de colaboração. Essa curiosidade de aprender, a adaptabilidade diante das ágeis mudanças internas e externas, e a vontade de colaborar, nos permitiram descobrir que nossa atuação conjunta nos leva a um resultado melhor para o todo, maior do que a mera soma das partes”, conta o executivo.

Diante dos desafios impostos pela pandemia também em 2021, o Grupo manteve entre suas prioridades o cuidado e a saúde de sua rede fortalecendo iniciativas como doação de produtos, apoio aos programas públicos de vacinação, acolhimento às consultoras e representantes mais vulneráveis por meio da Central de Apoio Social Unificada para esses públicos na América Latina e impulsionou a aceleração dos processos de digitalização e “omnicalidade” dos negócios, de modo a garantir os fluxos dos empreendimentos das mais de 4,7 milhões de consultoras e representantes da região, bem como dos seus franqueados.

O relatório amplia o escopo de grande parte dos dados até então reportados, destacando os avanços em inovação – a exemplo do desenvolvimento da linha regenerativa “Biome”, da Natura, também a renovação do modelo comercial e da marca Avon, a expansão dos negócios e canais da The Body Shop e da Aesop, e o disruptivo IP&L, ferramenta desenvolvida de maneira pioneira pela Natura para orientar e mensurar o caminho da companhia em direção ao impacto socioambiental positivo. A publicação também joga luz sobre a forma através da qual os negócios na região contribuem para o atingimento das metas do “Compromisso com a Vida”, a visão de Sustentabilidade do Grupo para 2030.

Em linha com um dos pilares do “Compromisso com a Vida”, a operação da Natura &Co na América Latina conta com um time cada vez mais diverso. São quase 18 mil pessoas em 18 países na região, em um grupo composto, em média, por 60% de mulheres. Nas posições de liderança, elas também são maioria, compondo 51% dos cargos.

Entre as sinergias mais relevantes do ano está a otimização das fábricas do Grupo: quatro das seis já fabricam produtos para mais de uma marca. Nos 19 centros de distribuição em nove países, a metade das entregas já operam em forma conjunta entre Avon e Natura.

 

Destaques das marcas em 2021

A Natura foi pioneira em estruturar o primeiro modelo integrado de valoração de suas externalidades socioambientais, o IP&L (Integrated Profit and Loss). Trata-se de uma ferramenta estratégica para tomada de decisão que mensura, em valores monetários, os impactos ambientais, sociais e humanos do negócio. O IP&L apurou que, a cada R$ 1 em vendas da Natura, são gerados R$ 1,5 em benefícios para os capitais humano, social e natural associados a suas operações.

O número de comunidades fornecedoras amazônicas da Natura no Brasil chegou a 40 em 2021 – eram 34 em 2020. O último ano também marcou o início do relacionamento com duas comunidades, uma no Equador e outra na Colômbia. Somando as comunidades equatoriana e colombiana, e as demais comunidades de outras regiões do Brasil, a Natura mantém relacionamento com 46 comunidades.

Em dezembro de 2021, a Natura lançou sua primeira linha vegana de produtos sólidos na categoria “Beleza e Cuidados Pessoais”. Com ingredientes 100% naturais, zero plástico e acessório em biorresina desenvolvida com a captura de gás metano, “Natura Biōme” nasce sob uma nova lógica de soluções regenerativas para as pessoas e o planeta, alinhada aos compromissos da marca de gerar impacto positivo.

O crescimento de 50% do canal de Varejo em 2021 foi outro destaque da Natura. A base de consultoras cresceu em quatro dos seis países em que a marca atua. Já os pedidos por meio das mais de 1,5 milhão de lojas online de consultoras aumentaram 42% na América Latina, dobrando os níveis registrados antes da pandemia.

O Instituto Natura, frente de apoio à Educação da companhia, continuou a fortalecer suas ações em prol da educação pública, com investimentos da ordem de R$ 75,1 milhões, beneficiando 3,4 mil escolas e cerca de 2,5 milhões de alunos nos 21 estados brasileiros em que opera. Nos países da América Hispânica, foram 1.000 escolas e 168 mil alunos beneficiados no Chile, na Argentina, no México, e nas recém-abertas operações na Colômbia e no Peru.

A Avon, por sua vez, lançou seu novo modelo comercial no Brasil e no Equador, e iniciou sua implementação na Colômbia e em países da América Central. A estratégia permite ampliar a renda das representantes, com a otimização do portfólio de produtos e, aliada à modernização da marca, recupera a penetração nos lares. Atualmente, 80% da rede já é digital, isto é, utiliza o site, app, a revista digital ou o “Avon Conecta” – plataforma de lojas digitais das representantes, para se relacionar com a Avon e seus clientes. As vendas por esses meios seguiram crescendo em 2021. Via “Avon Conecta”, o crescimento foi de 75% em relação a 2020. Já as vendas realizadas com apoio da revista digital cresceram 4% na mesma comparação. Os patamares de vendas digitais são maiores aos registrados durante o período de maior restrição da atividade do comércio, em 2020, demonstrando que o crescimento do formato é sólido e contínuo.

Com o novo posicionamento de marca – “#OlhaDeNovo” – lançado em 2021, a Avon assinalou um importante momento de renovação, ao celebrar e valorizar a força e a autoestima das mulheres, conectando suas jornadas com a história de transformação da própria marca.

O Instituto Avon no Brasil e as Fundações Avon na América Hispânica continuaram a robustecer suas ações em atenção ao câncer de mama e ao enfrentamento à violência contra a mulher. No Brasil, o Instituto Avon investiu mais de R$ 29 milhões e apoiou 13 projetos desde 2020. Em linha com os objetivos do segundo pilar do “Compromisso com a Vida”, o Instituto e as Fundações Avon apoiaram o desenvolvimento do “Protocolo Contra a Violência Contra Mulheres e Meninas”, que oferece acompanhamento a colaboradoras Natura &Co em situação de violência na América Latina.

Focada no Varejo, a The Body Shop continuou sendo impactada pelas medidas de distanciamento social. Mas o momento acelerou a digitalização da marca e permitiu que ela chegasse a um número maior de consumidores. No Chile e no México, o e-commerce foi implementado e, no Brasil, continua sua trajetória de expansão. Se comparadas ao resultado de 2019 (pré-pandemia), as receitas geradas pelo e-commerce no Brasil cresceram 146% em 2021.

Com crescimento de dois dígitos em todos os trimestres de 2021, a Aesop ampliou sua presença no Brasil. Recentemente, a marca australiana deu início à sua jornada omnichannel no país. Seu e-commerce foi lançado em dezembro, e, desde o mês de outubro, o portfólio da marca também pode ser adquirido no marketplace do shopping Iguatemi 365. A parceria ainda possibilitou a abertura de uma pop-store no shopping Iguatemi, na capital paulista, focada e experimentação – os clientes escolhem seus produtos, efetivam a compra no espaço e os recebem em casa.

O “Relatório Integrado Natura &Co América Latina” está disponível neste link.