Logo Logo Logo Logo Logo

O futuro do Jornalismo frente às ameaças a liberdade de imprensa

O Fórum do Pensamento da 25ª edição do Congresso Mega Brasil convida o público a refletir sobre quais seriam os possíveis destinos que o Jornalismo poderia tomar diante de um cenário cercado pelo autoritarismo, extremismo e as constantes ameaças à liberdade de imprensa. Dentre os convidados, Fábio Zanini (foto), Editor do Painel da Folha de S. Paulo. Não perca, dia 19 de agosto, a partir das 9h50, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

Da esq. para dir. (de cima para baixo): Fábio Zanini, Octavio Costa Filho, Ricardo Gandour e Armando Medeiros participam do Fórum do Pensamento que propõe uma reflexão sobre o futuro do Jornalismo diante de um cenário de autoritarismo, extremismo e ameaças à liberdade de imprensa.

Sempre se falou muito sobre a questão da liberdade de imprensa. Algo que deveria ser um direito e um dever de todos, não apenas por aqueles que fazem parte da imprensa, mas também por aqueles que usufruem dela. Não é de hoje que a liberdade de imprensa precisa driblar obstáculos que a impedem de ser exercida em seu estado pleno e puro, não só aqui no Brasil, mas no mundo como um todo.

Vários foram os regimes de governo ao redor do globo que, por muitos anos, em diferentes períodos da história, calaram a voz da imprensa, sufocando-a por meio de seu autoritarismo e extremismo, cegando as populações e impedindo-as de falarem e serem ouvidas, anulando a liberdade individual.

Aqui no Brasil, não foi diferente. O país viveu sob o regime militar entre os anos de 1964 e 1985, e, durante esse período, o que se viu foi uma forte censura à imprensa, o que, por sua vez, acarretou no estrangulamento de sua liberdade. Contudo, mesmo passados 37 anos do fim da Ditadura, infelizmente, ainda não é possível dizer que o país vive sob total liberdade de imprensa. Na realidade, hoje em dia, esse assunto está voltando à tona com uma força cada vez maior, visto que, diante do atual governo, as ameaças a ela são quase que constantes. E aí, forma-se aquele questionamento: o que será do Jornalismo nisso tudo?

E diante desse questionamento, tão antigo, mas ao mesmo tempo tão atual, a 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas decidiu promover uma reflexão acerca do assunto em seu Fórum do Pensamento. Sob a temática “O autoritarismo, o extremismo e as ameaças à liberdade de imprensa. Qual o futuro do Jornalismo nesse contexto?”, a Mega Brasil convida a todos os participantes do Congresso a pensarem juntos sobre essa questão no dia 19 de agosto, a partir das 9h50.

Compartilhando de seus pensamentos e opiniões neste Fórum, o Congresso terá a presença de Fábio Zanini, Editor do Painel da Folha de S. Paulo. Jornalista e escritor, foi repórter de Política e correspondente da Folha em Londres e Johannesburgo, além de editor de Internacional e de Política no mesmo veículo. É também autor do livro “Euforia e Fracasso do Brasil Grande” (Editora Contexto). Fábio é mestre em Relações Internacionais pela School of Oriental and African Studies, da Universidade de Londres.

Dividindo o espaço com Zanini, Octavio Costa Filho, Presidente da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, também estará presente no Congresso. De repórter a editor-executivo, Octavio construiu sua carreira nos principais jornais e revistas do país – como Jornal do Brasil, O Globo, Veja, EXAME, IstoÉ, Manchete – mas também vivenciou experiências como assessor de imprensa na BOVESPA e no BNDES. Graduou-se em Direito pela antiga Faculdade Nacional de Direito (hoje, parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), mas seguiu carreira no Jornalismo, a qual já contabiliza 50 anos.

Completando as participações neste Fórum do Pensamento, teremos a presença de Ricardo Gandour, professor da ESPM e consultor para projetos editorias. Com uma sólida carreira no Jornalismo, Gandour é ex-Diretor de Jornalismo da Rede CBN de Rádios, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Editora Globo e Publifolha.

A mediação fica à cargo de Armando Medeiros, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública e Diretor da LCM Conexão Pública. Com mais de 25 anos de atuação na área da Comunicação Pública, o executivo tem em seu currículo passagens pelo Banco do Brasil, pelo núcleo de Comunicação Pública da Presidência da República e pela Autoridade Pública Olímpica nos Jogos Rio-2016.

A 25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, e acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil. A edição deste ano marca o retorno do evento ao modelo presencial, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.

As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris, MSL Andreoli, LATAM Airlines, Sinapse e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), ABCPública e Fantástico Mundo RP.