Logo Logo Logo Logo Logo

Mais um para aconselhar

Grupo Globo amplia seu Conselho de Administração ao anunciar a entrada do economista e empresário, Ricardo Xavier (foto). O executivo é o primeiro Conselheiro independente a fazer parte do Grupo, que agora conta com oito membros no total

Divulgação

Ricardo Xavier é o mais novo integrante do Conselho Administrativo do Grupo Globo e o primeiro Conselheiro independente.

O Grupo Globo ampliou o seu Conselho de Administração ao anunciar a entrada do economista e empresário, Ricardo Xavier no board. O executivo é o primeiro Conselheiro independente a integrar o Grupo, que agora conta com oito membros no total.

De acordo com o Grupo Globo, existe a intenção de se criar uma segunda posição independente no Conselho de Administração, a qual deverá ser anunciada em breve. “Nosso modelo de governança está em permanente aprimoramento. A iniciativa de eleger agora um Conselheiro independente, e de já estar preparando a vinda de um outro, com expertises complementares, faz parte dessa evolução, assim como a criação de novos Comitês de Assessoramento”, disse João Roberto Marinho, Presidente do Grupo Globo, em comunicado oficial.

Rodrigo Xavier soma 30 anos de atuação no mercado financeiro. Em sua trajetória profissional, constam passagens como Sócio Sênior do Banco Pactual, CEO do Banco UBS Pactual, sócio-fundador da Vinci Partners e CEO e Chairman do Bank of America Merrill Lynch no Brasil. Atualmente, ele é sócio de dois fundos de venture capital e co-Chairman da HPX Corp.

O Conselho de Administração do Grupo Globo conta hoje com João Roberto Marinho, como Presidente; Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho, ambos como Vice-Presidentes; e Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto, Alberto Pecegueiro, Jorge Nóbrega e, agora, Rodrigo Xavier, como Conselheiros.

 

Novos Comitês

Além da nomeação de Ricardo Xavier como Conselheiro independente, o Grupo Globo anunciou a criação de Comitês de Assessoramento.

O Conselho Editorial segue sob a liderança de João Roberto Marinho, responsável por discutir e orientar a linha editorial do Grupo. O executivo também responde pelo Comitê Institucional, cujo objetivo é acompanhar e propor linhas de atuação para as relações do Grupo.

O Comitê de Compliance, Proteção de Dados Pessoais, Auditoria e Riscos está sob o comando de Jorge Nóbrega, enquanto o Comitê de Pessoas, Cultura & ESG estará sob a responsabilidade de Alberto Pecegueiro.

O Comitê Digital & Inovação, que está passando por uma fase de estruturação, ficará a cargo de Roberto Marinho Neto. Já a remodelação da estrutura do Conselho Administrativo é apoiada pela Diretoria de Governança, liderada por Manuela Mattos.