Logo Logo Logo Logo Logo

Diversidade: A nova potência do universo corporativo

A sexta Mesa Redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil traz para o centro das discussões as questões de Diversidade, Equidade e Inclusão, mais especificamente, a força que esses temas podem ter e influenciar o mercado, o consumo, a inovação e a reputação. Dentre as convidadas, Carolina Figueiredo (foto), Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil. Não perca, dia 19 de agosto, a partir das 14h, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

Da esq. para dir. (de cima para baixo): Carolina Figueiredo, Ludmilla Lavigne, Marco Ornellas, Luciana Coen e Márcia Rocha participam da sexta Mesa Redonda do Congresso Mega Brasil.

É praticamente impossível encontrar alguma empresa hoje em dia que não tenha os tópicos “Diversidade”, “Equidade” e “Inclusão” como uma das questões primordiais a serem discutidas nas suas pautas de reuniões. Por muito tempo, esse assunto foi ignorado dentro das empresas, uma vez que não se enxergavam os motivos de se falar sobre isso – o que não necessariamente significasse que não existiam, pois, pelo contrário, sempre estiveram lá.

Contudo, o que se vê agora é uma inversão de pensamento por parte das corporações, sejam elas pequenas, médias ou grandes. É cada vez mais comum que todo e qualquer assunto relacionado a Diversidade, Equidade e Inclusão seja discutido dentro das empresas. Trata-se muito mais do que apenas reconhecer a necessidade de se falar sobre isso, mas também reconhecer a importância que o tema tem para, até mesmo, ditar o rumo da companhia, que pode tanto crescer com isso, quanto cair.

Falar e praticar ações que levem à uma maior aderência do que Diversidade, Equidade e Inclusão realmente significa, vai muito além do que apenas discursar sobre um tema que “está na moda” hoje em dia. Mostra o quanto, de fato, cada empresa está comprometida em fazer do seu negócio algo sério, algo respeitoso, algo que valha a pena aos olhos do público e dos consumidores.

Verdade seja dita, nos dias de hoje, a palavra de ordem é Diversidade. Quanto mais diversa, inclusiva e igualitária uma empresa é, mais sucesso ela alcança. Porque as pessoas não querem mais se prender aos padrões antigos, as pessoas querem se abrir para o novo, para o diferente, e abraçar a todos. E diante disso tudo, você já parou para pensar no quanto de potencial a Diversidade pode proporcionar à uma empresa?

Tendo em vista essa questão, é claro que o assunto não poderia deixar de estar presente em uma das mesas redondas da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 17,18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos espaços mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil.

Abordando questões relacionadas à Diversidade, Equidade e Inclusão, a sexta Mesa Redonda do Congresso Mega Brasil traz para o centro das discussões a temática “Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos diversos”. O objetivo aqui é falar sobre como a Diversidade pode ser um fator crucial para uma empresa, e como ela tem o poder de influenciar no mercado, no consumo, na inovação e na reputação dela. Hoje em dia, tudo é pensado para uma cultura mais diversa e inclusiva, portanto, o universo corporativo respira o assunto e molda suas diretrizes de acordo com ela.

E para compartilhar suas impressões sobre o tema, a Mesa Redonda contará com a participação de Carolina Figueiredo, Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil. Profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado, Carolina construiu sua carreira atuando em empresas multinacionais e consultorias, como Vivo, Booz Allen Hamilton, Whirlpool e Pfizer. Atualmente, é está à frente da área de Estratégia da PMB, onde contribui com a transformação da empresa. Ela é publicitária pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Business pela Universidade de Michigan.

Dividindo a mesa com Carolina, estará Ludmilla Lavigne, Diretora de Pessoas, Planejamento e Organização da OEC. Com sólida experiência no mercado, Ludmilla já atuou em diversas áreas ao longo de sua carreira. No setor de Recursos Humanos, passou pelos segmentos de Consultoria, Hospitalar, Indústria, Óleo e Gás, Real State e Agroindustrial, nas empresas ABB, Grupo Novonor, Ocyan, OR e Atvos. Já no setor Social, foi responsável por liderar e implementar diversos programas, como o Programa Escola em Ação, em Macaé. Ela é psicóloga pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Finanças pela FIPECAFI.

Outra presença confirmada nesta Mesa-Redonda é a de Márcia Rocha, Conselheira Seccional da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health. Empresária, a profissional também é fundadora e Coordenadora do Projeto Transempregos.

Completando as participações nesta sexta Mesa Redonda do Congresso Mega Brasil, teremos a presença de Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. Na empresa desde 2014, Luciana vem se dedicando, nos últimos dois anos, a falar sobre Saúde Mental no mundo corporativo, conseguindo reduzir o estigma ao redor do tema em ambientes de alta competitividade. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, tem experiência nacional e internacional no apoio a empresas em pensar seus negócios a médio e longo prazos e de construção de reputação, interna e externa. Encara os programas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social como parte dessa construção, já tendo participado de projetos na Índia, Moçambique, Amazônia, entre outros. Ela é jornalista pela PUC-SP, com MBA em Comunicação Corporativa pela Syracuse International e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Marco Ornellas, Diretor de Conhecimento e Aprendizado na ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, é quem estará à cargo da mediação desta Mesa-Redonda.

A sexta Mesa Redonda do Congresso Mega Brasil acontece no dia 19 de agosto, a partir das 14h.

A 25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, e marca o retorno do evento ao modelo presencial, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.

As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris, MSL Andreoli, LATAM Airlines, Sinapse e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), ABCPública e Fantástico Mundo RP.