O CEO da Vanq, Daniel Cária é o convidado do Consumo Em Pauta dessa semana
A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
Se você é daqueles que carregam inúmeros cartões na carteira diariamente (crédito, débito, private label, benefícios e outros), saiba que ela poderá ficar mais enxuta brevemente. É que está chegando ao mercado uma fintech que unifica todos os cartões em apenas um.
Quem traz a novidade é a Vanq, empresa mineira de unificação financeira que permite ao consumidor pagar com qualquer um de seus cartões por meio de um único plástico ou por um aplicativo virtual.
A plataforma de unificação de cartão ainda não entrou no ar. A previsão é que seja estartado o projeto piloto na primeira semana de setembro. É o que promete Daniel Cária, CEO e sócio-fundador da Vanq. “Já temos mais de 50 mil clientes pré-cadastrados interessados em usar nossos serviços. Além de registrar o crescimento médio de 2.500 novos interessados por semana”, pontua. O foco é atender as pessoas que utilizam três ou mais cartões e que desejam diminuir a quantidade deles na carteira, simplificando o controle sobre o uso de cada plástico.
Num primeiro momento, conforme Cária, a plataforma da Vanq vai unificar apenas os cartões de crédito. Mas o projeto da empresa é, no curto prazo, facilitar a vida do consumidor com todos os cartões, inclusive de benefícios.
Como unificar os cartões
Para usar os serviços de unificação de cartões da Vanq, o interessado terá de fazer uma assinatura e pagá-la mensalmente, a partir de R$30. Ou seja, o consumidor não arcará com nenhum outro custo em cima do que gasta com seus cartões. “O valor da assinatura é fixo. Temos vários planos”, destaca Cária.
Feita a assinatura, o consumidor terá de baixar o aplicativo em uma das lojas virtuais e cadastrar os seus cartões. Irá receber um cartão físico e um digital com a marca Vanq. “Todas as compras realizadas em estabelecimentos comerciais, ou pela internet, passam a ser feitas, então, com o cartão Vanq. O aplicativo fará automaticamente a transferência do valor para o cartão indicado pelo cliente. A operação também garante ao cliente Vanq a manutenção de todos os benefícios dos cartões cadastrados no aplicativo – como milhagens, pontos e serviços.”
O usuário poderá escolher, em tempo real, via aplicativo, para qual cartão de crédito as despesas realizadas devem ser direcionadas, ou programar o uso dos cartões por período, de forma que o valor da compra será sempre direcionado para o cartão com melhor prazo de pagamento.
Os pagamentos de cada compra vão direto para a fatura do cartão original. A Vanq não irá emitir nenhuma cobrança, a não ser da assinatura.
Segurança em pauta
Para garantir a segurança adicional à operação, o cartão Vanq físico será um dos primeiros cartões de crédito do país a não ter números nem o nome do cliente impressos. “O aplicativo vai atuar como um firewall financeiro, protegendo os dados dos cartões originais”, explica Cária. Ele acrescenta que, no caso de perda ou furto, o cartão Vanq não poderá ser utilizado para compras pela internet nem em maquininhas porque é necessária digitar a senha.
Por meio do aplicativo, o usuário também poderá cancelar, de forma simplificada e imediata, o cartão Vanq perdido ou furtado. Ao fazer isso, o aplicativo desconecta imediatamente o cartão Vanq e impede a transferência de despesas para os cartões cadastrados. “Assim, o cliente não precisa cancelar seus demais cartões e pode continuar a utilizá-los normalmente até que receba outro cartão Vanq”, acrescenta.
Segundo o CEO da Vanq, no Brasil existem aproximadamente 14 milhões de pessoas que utilizam três ou mais cartões de crédito e esse número tende a crescer. “Essas pessoas buscam por simplicidade no uso e controle desses cartões. O cartão Vanq vai possibilitar isso, além de garantir uma camada adicional de segurança”, garante ele.
O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 16h, com reapresentações as terças, às 09h, e as quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.