Logo Logo Logo Logo Logo

A imprensa e a sociedade

O tema “As novas vozes do Jornalismo e seu impacto no mundo empresarial” fecha a 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Painel traz Lilian Tahan (foto), Mateus Netzel e Natália Viana como convidados para a mesa redonda mediada por Eduardo Ribeiro e Marco Rossi

Divulgação

Lilian Tahan, Mateus Netzel e Natália Viana são os convidados do último painel da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Nunca se discutiu tanto sobre a responsabilidade do jornalismo como atualmente. Como uma profissão que tem contato direto com as pessoas, ela tem passado por constantes mudanças, se adaptando e reinventando para caber em uma sociedade cada vez mais instantânea, digital e participativa no que diz respeito a discussões sociais. Se antes quem possuía o poder de informar e o controle da informação eram os jornais impressos, a televisão e o rádio, hoje esses meios de comunicação já não conseguem acompanhar a velocidade da era digital.

Com isso, é inevitável que os veículos mais tradicionais da comunicação sofram com um processo de remodelação, no qual novos profissionais, com novas ideias e formas de falar com a audiência, ganhem mais espaço. Profissionais esses que buscaram se transformar junto com a atividade e entender as tendencias que tomam conta da área.

Como uma função, sobretudo, social, as mudanças que ocorrem no jornalismo também impactam em outros setores. Agora, o jornalista não está mais restrito ao ambiente da redação. Com as mudanças e especializações em mídias e comunicação ou de qualquer outra área, abriu-se um leque para a atuação na comunicação corporativa e empresarial, no marketing de conteúdo e na assessoria de imprensa. No universo corporativo, as empresas e marcas lucram com profissionais multimídias e multitarefas, valorizando a profissão no mercado para além do tradicional.  

Um assunto tão atual e que atinge várias áreas da comunicação, não poderia estar de fora da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil. Com o tema As novas vozes do Jornalismo e seu impacto no mundo empresarial, o último painel acontece no dia 19 de agosto, a partir das 15h50.

Mediado por Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, o painel recebe Lilian Tahan, Diretora-executiva do Metrópoles. Na direção do portal de notícias desde setembro de 2015, a executiva é formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Junta-se ao painel Mateus Netzel, Diretor-executivo do Poder 360. Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP), iniciou sua carreira no Poder360 como repórter, na cobertura do Congresso Nacional. Participou de investigações internacionais como Panama Papers e Paradise Papers. Foi editor-assistente e secretário de Redação antes de assumir a direção executiva.

Quem completa o trio de convidados é Natália Viana, Fundadora da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo. Jornalista e escritora, Natália foi reconhecida por prêmios como Vladimir Herzog de Direitos Humanos (2005/2016/2020), Comunique-se (2016/2017), Trofeu Mulher Imprensa (2011/2013), Gabriel García Márquez (2016) e Ortega y Gasset (2020). Em 2016, foi a jornalista brasileira mais premiada. Em 2019, sua série Efeito Colateral, sobre civis mortos pelo Exército, foi finalista do prêmio Shining Light Award, da Rede Global de Jornalistas Investigativos. Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social da rede Ashoka e passou a integrar o Conselho Reitor da Fundação Gabriel García Márquez.

25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora” e marca o retorno do evento ao modelo presencial, que acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural. As inscrições para participar do evento podem ser feitas clicando neste link.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General MotorsGerdauBoxnetTrama ComunicaçãoOECIguá SaneamentoEMSEnergisaMRVSamsungSAPHotmartJanssenMcDonald’sPhilip Morris e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes CulturalABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)CONRERP 2ª Região São Paulo e ParanáABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).