Logo Logo Logo Logo Logo

A preservação da vida... do SUS e do Meio

No programa desta terça-feira, Rose Campos conversa com o médico cirurgião e ambientalista, Gilberto Natalini para falar sobre o Sistema Único de Saúde-SUS e da preservação do nosso Meio Ambiente. Não perca, a partir das 10h, na Rádio Mega Brasil Online.

O Médico Cirurgião e Ambientalista, Gilberto Natalini é o convidado dessa semana

A sua semana já começa ao som de muitos ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

O Programa Ecos do Meio dessa Semana fala sobre a importante relação de preservação da vida, através da preservação do Sistema Único de Saúde-SUS e da preservação do nosso Meio Ambiente. Afinal, ao longo da pandemia de coronavírus, o SUS vacinou cerca de 180 milhões de pessoas salvando a vida de milhares de brasileiros, o que configurou a notória importância desse sistema para a sociedade. Ainda assim, o orçamento desse ano, 2022, sofreu uma redução de 20% do Ministério da Saúde, passando dos R$ 200 bilhões de 2021 para os atuais R$ 160 bilhões.

Para falar, portanto, sobre esse importante assunto que impacta a todos nós brasileiros e até mesmo as agendas de sustentabilidade  das empresas, o programa recebe o médico cirurgião e ambientalista Gilberto Natalini, que começou sua vida pública jovem, engajando-se no movimento estudantil contra a ditadura militar e, quando, recém-formado, iniciou, ao lado de um grupo de colegas, o atendimento médico voluntário, que mantém até hoje, no Cangaíba e, como vereador de São Paulo (cinco mandatos consecutivos de 2001 a 2020), esteve à frente, por vinte anos, da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas.

Para o ex-vereador a questão dos desvios e corrupção na saúde passa por refazer o pacto federativo e colocar a comissão gestora tripartite que existe no SUS para funcionar, ou seja, representantes do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) unidos sem ideologias partidárias e com uma única finalidade: preservação da vida.

Já em relação às empresas, segundo Natalini, essas devem começar a se organizar internamente criando metodologias de educação em saúde pública e educação ambiental para seus funcionários, além de transformarem as suas próprias empresas em empresas sustentáveis, pois, para o médico e ambientalista, elas, as empresas, são partes importantes na preservação da saúde e do meio ambiente, que “estão absolutamente ligados”. “Além disso, se desejamos mudar o mundo, como dizia Gandhi, devemos iniciar em casa, devemos iniciar conosco”, a fim de reverberar os nossos ecos.


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil