Logo Logo Logo Logo Logo

Marcia Rocha confirma presença no 25º Congresso Mega Brasil

Advogada, ativista e coordenadora do TransEmpregos, Márcia foi a primeira pessoa no Brasil a ter direito ao nome socia, que condizia com a sua identidade de gênero na certidão da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP). Ela irá compor a mesa redonda “Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos diversos”, que acontece no dia 19 de agosto, às 14 horas, na Unibes Cultural

Divulgação

Marcia Rocha é advogada, ativista e coordenadora do TransEmpregos, conhecida por ser a primeira pessoa no Brasil a ter direito ao nome socia, que condizia com a sua identidade de gênero na certidão da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP).

Em 2016, Marcia Rocha foi a primeira pessoa transsexual a conquistar o direito de usar seu nome social na certidão da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP). A advogada e ativista vinha tentando o direito a usar seu nome social, que condizia com a sua identidade de gênero, desde 2013, quando em uma palestra sobre direitos humanos, foi questionada porque seu nome não aparecia no painel palestrantes, apenas o nome de registro.

Foi um longo pleito até finalmente receber o certificado no início de 2017, mas entrou para a história. Marcia foi a primeira pessoa que se teve registro, não apenas no Brasil, mas no mundo, a conquistar o direito de ter dois nomes – o de registro e o social – num documento federal. A decisão pode ou não ter influenciado o Supremo Tribunal Federal que, anos mais tarde, determinou a possibilidade das pessoas trans fazerem alteração de nome e sexo no documento apenas com autodeclaração em cartório. A maioria dos ministros invocou o princípio da dignidade humana para assegurar o direito, que antes o processo enfrentava uma longa espera pela decisão judicial.

A conquista foi celebrada pela advogada. “Morrem pessoas todos os dias por conta unicamente do preconceito. Portanto, a possibilidade de fazer com que as pessoas pensem sobre esse assunto e nos vejam enquanto seres humanos, capazes de trabalhar e de exercer uma profissão com seriedade, como é a advocacia, eu acho extremamente importante”, disse ao site da entidade na época.

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1889, Márcia se identificou com o gênero feminino desde a infância, mas foi apenas aos 45 anos que resolveu iniciar o processo de transição. Atualmente, ela milita para a inclusão de mais pessoas LGBTQIA+ no mercado jurídico do Brasil e da América Latina, além de fazer parte do Comitê de Diversidade da OAB/SP. Em 2021, Márcia foi eleita para o Conselho Seccional da OAB/SP.

Márcia é coordenadora do TransEmpregos, maior e mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas trans do Brasil. O programa, que funciona desde 2013 e detém o maior banco de dados de currículos e vagas deste segmento no País, ganhou grande permeabilidade em empresas e passou a exercer o seu objetivo maior de garantir emprego e dignidade a pessoas antes excluídas pelo simples fato de terem uma identidade e/ou orientação diferente da maioria das outras pessoas.

Figura importante no mundo empresarial, a advogada é presença confirmada na 25º edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Ela fará parte da mesa redonda sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, marcada para o dia 19/8, às 14 horas, que leva o título de "Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos diversos.

Márcia irá compor o painel ao lado de Carolina Figueiredo, Diretora de Estratégia da Philip Morris Brasil; Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil; e Ludmila Lavigne, Diretora de Pessoas, Planejamento e Organização da OEC.

25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, e marca o retorno do evento ao modelo presencial, seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.

As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General MotorsGerdauBoxnetTrama ComunicaçãoOECIguá SaneamentoEMSEnergisaMRVSamsungSAPHotmartJanssenMcDonald’sPhilip Morris e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes CulturalABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)CONRERP 2ª Região São Paulo e ParanáABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).