Divulgação
Ulisses Rocha, diretor do longa-metragem documentário “Eu Nativo”.
O filme “Eu Nativo”, dirigido por Ulisses Rocha, foi selecionado no Festival de Cinema de Gramado - Mostra Competitiva de Documentários Brasileiro, que acontece de 12 a 20 de agosto de 2022. O longa-metragem está entre os cinco filmes que serão veiculados pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado. As produções também irão ao ar simultaneamente no Globoplay + Canais, além de ficarem disponíveis no streaming até o dia 17 de agosto.
“Estou muito feliz, porque é um dos maiores festivais do país, e porque nos dá a certeza de que o filme traz um tema atual, que o mundo está atento, que são as etnias indígenas do Brasil”, comentou o diretor em uma publicação no seu perfil no LinkedIn. Em abril deste ano, Ulisses também esteve na Rádio Mega Brasil Online para falar sobre seu mais recente projeto com Marco Antonio Rossi no programa Comunicação S/A.
Jornalista, cineasta documentarista e professor universitário, Ulisses Rocha possui ampla formação em audiovisual. Em sua carreira profissional, fez parte de veículos como CBN São Paulo, TV Bandeirantes SP, Record TV, Portal Rede TV, SBT e Rádio Globo. Há 15 anos, leciona disciplinas telejornalismo, documentário e filme publicitário em universidades em São Paulo.
Seu currículo conta com mais de 30 documentários, sendo o mais recente projeto “Eu Nativo”, que revela o impacto colonizador sobre diferentes etnias indígenas do Brasil. O longa traz o olhar do diretor ao desvendar um Brasil original, que reclama por uma correção histórica de sua identidade, rico em tradições e que luta pela preservação de seu espaço, da sua cultura, e dos seus valores. Além do Festival de Gramado, o filme esteve em outros sete festivais de cinema no exterior como Angeles Doc, Montreal Independent Film Festival, L'HIFF, XicanIndie Filme Fest, Antolia Internacional Film Festival, Iconic Images Film Festival e Adromeda Film Festival.
Os longas documentais nacionais receberam, este ano, uma nova janela de exibição no Festival de Gramado. A partir dessa edição, o circuito passa a contar com uma mostra competitiva dedicada especialmente ao gênero, que deixa de competir com filmes de ficção. Os cinco filmes selecionados concorrerão ao Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Documental e o vencedor, escolhido pelo júri, será exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição. Na edição histórica que marca 50 anos, o Festival de Cinema de Gramado volta a ser presencial, mas realizado pela primeira vez em formato híbrido, com parte da programação exibida com exclusividade pelo Canal Brasil.
O documentário longa-metragem “Eu Nativo”, de Ulisses Rocha, será exibido no Canal Brasil no dia 16 de agosto, às 20h.