Divulgação
Nathália Chaves, especialista em diversidade e PO dos grupos de afinidade da agência e uma das líderes desse novo setor.
A Raccoon.Monks, uma das principais agências full digital da América Latina, anunciou a chegada da nova área de Diversidade, Equidade e Inclusão. A necessidade de um setor apenas para o tema virou realidade para a agência a partir de uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) que apontou que, apesar de 87% das empresas brasileiras afirmarem que querem ampliar suas políticas de diversidade, poucas são as companhias que realmente colocam ações afirmativas em prática e são, de fato, diversas.
“Nosso objetivo é a transformação do ambiente de trabalho e da jornada de cada um por meio da gestão de projetos que envolvam o bem-estar, bem como das diversidades das nossas pessoas colaboradoras, buscando garantir equidade e inclusão. Essas movimentações têm sido realizadas de forma preventiva e com transparência”, explica Nathália Chaves, especialista em diversidade e PO dos grupos de afinidade da agência e uma das líderes desse novo setor.
Anteriormente, a agência já apresentava grupos destinados à reeducação da empresa em pautas pertinentes, como a inclusão de grupos minorizados, nos quais acontecem discussões e atividades: os Chusmas. “Antes da formalização de uma área que tivesse um foco totalmente voltado para diversidade, a agência já contava com grupos de afinidade, as Chusmas, que vêm realizando diversas ações importantes para promoção de diversidade, equidade e inclusão dentro da Raccoon.Monks”, explica Jéssica Fernandes, Parceira de Negócios na Área de Recursos Humanos da empresa.
E são esses grupos que ajudam a nova área a colocar em prática algumas ações que já fazem a diferença no dia a dia dos mais de 1400 colaboradores da empresa. “Podemos citar como práticas que já estão em pleno funcionamento o ebook de comunicação efetiva e inclusiva, que deu um novo posicionamento à comunicação da agência; todas as pessoas agora podem utilizar o pronome de preferência, tanto dentro da Raccoon.Monks como na conta do Google; e estamos realizando um acompanhamento da atratividade nas vagas abertas, buscando saber quais perfis estão sendo atraídos e qual a quantidade de pessoas diversas que vêm sendo contratadas”, conta Nathália.
A nova área de diversidade, equidade e inclusão já conta com ações que serão colocadas em pratica no decorrer deste e dos próximos anos. Até outubro, a agência pretende aumentar a liderança de mulheres negras dentro da agência e, até dezembro, a meta é propor espaços de capacitação para pessoas negras, inicialmente entre as participantes da AfroChusma. “E temos iniciativas para cumprir essas metas: vagas afirmativas para pessoas negras, divulgadas em locais em que o maior público seja mulheres negras; hunting direcionado; gestão de projetos afirmativos; e priorização de pessoas diversas em processos internos para vagas de liderança são alguns exemplos”, diz Jéssica.
Outro público acolhido pela empresa são as pessoas com deficiência (PCDs). “Atualmente, temos cerca de 2% de PCDs na Raccoon.Monks e até julho de 2023 vamos destinar ao menos 4% das vagas para profissionais com deficiência. Além disso, estamos garantindo, com nossos fornecedores de equipamentos eletrônicos e junto à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), todos os recursos de acessibilidade indicados, colocando em primeiro lugar o conforto e bem-estar de todos. A sensibilização de todas as pessoas colaboradoras em relação ao tratamento e convívio com colegas PCDs é outra iniciativa”, completa Nathália.