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Globalmente compromissada com o meio ambiente

Globo define sua agenda de compromissos ESG elencando seis frentes. A emissora também assina, pelas mãos do Diretor-Geral Paulo Marinho (foto), o Pacto Global da ONU, tornando-se a primeira empresa de mídia do Brasil a aderir ao compromisso com o desenvolvimento sustentável

Maurício Fidalgo / Globo

“Esse relatório é resultado de um trabalho histórico da Globo de compromisso com a responsabilidade e impacto social, que sempre fez parte da trajetória do Grupo”, ressaltou Paulo Marinho (dir.), Diretor-Presidente da Globo durante evento de apresentação à imprensa dos compromissos ESG firmados pela emissora. Ao lado de Marinho, Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Impacto do Conteúdo, Diversidade e Inclusão, Bem-Estar no Ambiente de Trabalho, Meio Ambiente, Governança e Educação. Esses foram os seis tópicos de compromissos definidos pela Globo para nortear o primeiro Relatório de Sustentabilidade da companhia, o “Jornada ESG”. Apresentado à imprensa durante um evento realizado na sede da emissora em julho, o documento reúne as primeiras iniciativas do Grupo em torno das práticas ESG.

O “Jornada ESG” é resultado de um trabalho que teve início em 2021, e que envolveu profissionais de diferentes áreas da Globo para definir algumas iniciativas, processos e metas que a empresa pretende colocar em prática até 2030. “Esse relatório é resultado de um trabalho histórico da Globo de compromisso com a responsabilidade e impacto social, que sempre fez parte da trajetória do Grupo”, ressaltou Paulo Marinho, Diretor-Presidente da Globo.

No mesmo dia, a Globo também assinou o Pacto Global da ONU, reforçando o compromisso do Grupo em auxiliar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas para a iniciativa privada.

Manuel Belmar, Diretor de Finanças, Jurídico e Infraestrutura do Grupo Globo, e responsável por liderar a “Jornada ESG” dentro da companhia, explicou que o processo de elaboração do Relatório, bem como a definição dos compromissos, demandou algumas etapas. A primeira teve início em 2021, quando a Globo reconheceu que havia muito a ser feito em relação às questões ESG. “Reunimos um grupo de 20 pessoas e, sem deixar de reconhecer tudo o que a Globo fez ao longo de sua história, começamos a pensar, de acordo com o nosso negócio, o que mais precisaríamos fazer. A partir daí, fizemos um exercício de benchmarking, olhando o que as grandes empresas de mídia do mundo já vêm construindo a respeito de Agenda ESG para ver em que patamar estávamos e como poderíamos adaptar essa Agenda à nossa realidade”, explicou o executivo.

Em seguida, foi preciso definir cinco públicos distintos para ajudar na avaliação desses temas e na definição de quais eram os mais urgentes de serem trabalhados pelo Grupo. Esses grupos de pessoas eram formados pelos colaboradores da Globo, consumidores/espectadores, anunciantes, acionistas, além da própria Família Marinho.

Por fim, o Diretor contou que a Globo definiu, entre os diversos temas, quais eram as prioridades a serem trabalhadas na definição dos seis primeiros compromissos. “O ESG é um assunto transversal, relevante e profundo. Se atacarmos todas as frentes, não conseguiremos nada. É preciso priorizar os temas que são fundamentais”, pontuou Belmar.

 

Avanço na questão da Diversidade

Para cada uma das seis áreas selecionadas como compromissos iniciais, a Globo criou squads, que serão comandados por profissionais da casa. O primeiro deles – de produzir conteúdo que contribua para o desenvolvimento social e ambiental – foi subdividido em três vertentes de trabalho: Entretenimento, Jornalismo e Esportes.

Basicamente, cada uma dessas frentes se encarregará de analisar como a produção de conteúdo da emissora aborda os temas relacionados aos pilares que estruturam o ESG. À exemplo, a área de Jornalismo já desenvolveu uma classificação para rotular e contabilizar as pautas que, de alguma maneira, abordam questões relacionadas à Sustentabilidade, Meio Ambiente, Inclusão, Governança e outros temas presentes na Agenda.

Internamente, temos dado foco muito grande à questão da Diversidade. Diria que o conteúdo, como um todo, é algo recorrente e permanente nessa Agenda por ser algo que fazemos diariamente. Temos dado grande ênfase ao tema da Diversidade e acelerado muito essa pauta dentro da Globo”, disse Paulo Marinho ao ser questionado sobre o nível em que a emissora se encontra perante cada um dos compromissos assumidos.

 

Metas Ambientais

Cada um dos seis compromissos firmados pela Globo possui metas e ações práticas que, em alguns casos, ainda estão sendo estabelecidas pelos respectivos squads. Na vertical de Meio Ambiente, por exemplo, o Grupo já estabeleceu o compromisso de reduzir em 30% a emissão de carbono até 2030, sendo que metade desta meta (15%), terá de estar cumprida até o final de 2026.

Caberá à Manuel Belmar e aos respectivos squads fiscalizar o cumprimento das metas e o avanço dos compromissos dentro da Globo.

 

Pacto Global da ONU

A Globo também ressaltou o fato de ser a primeira empresa de mídia do Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU – projeto que chegou ao Brasil no ano 2000 com a proposta de trazer para a iniciativa privada o assunto do desenvolvimento sustentável. “O Brasil é a segunda maior rede do Pacto Global em termos de empresas signatárias, e a Globo era uma peça-chave que faltava, não apenas pela dimensão da empresa e de seus colaboradores, mas pelas sua área de atuação e pela influência que ela tem no país por meio de seu conteúdo”, declarou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O documento lista 169 metas, distribuídas em 17 diferentes objetivos que abrangem todas as áreas que, segundo a ONU, são determinantes para a construção de um futuro próspero, sustentável e saudável para o planeta e a humanidade.